![]() |
Foto/Divulgação |
O atleta Nicolas Weise da Costa, da equipe SME Blumenau/PAAJ/Schultz Team, disputa neste fim de semana o Campeonato Mundial de Judô Cadete (sub-18), em Sofia, na Bulgária. Convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Nicolas representa a Seleção Brasileira na principal competição internacional da categoria, que reúne os melhores judocas do mundo entre os dias 27 e 31 de agosto.
O judoca estreia na competição neste sábado, dia 30, quando luta a categoria pesado (+90kg) na modalidade individual. Ele volta ao tatame no domingo, dia 31, quando participa da disputa por equipes mistas.
"Estamos todos na torcida pelo Nicolas no Mundial. Ficamos muito orgulhosos de ver um atleta da nossa cidade, formado no programa de Iniciação Esportiva, representando o Brasil em uma competição dessa magnitude. Que ele conquiste todos seus objetivos e inspire as crianças e adolescentes de Blumenau a seguirem no esporte", destaca o secretário do Esporte, Sérgio Galdino.
Nicolas iniciou sua trajetória em 2015 e posteriormente ingressou no Programa de Iniciação Esportiva, iniciativa da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria do Esporte (SME), que oferece a prática esportiva gratuita para crianças e adolescentes. Atualmente, é atleta do programa Bolsa Desportiva de Blumenau.
O judoca acumula importantes conquistas, como o ouro nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 2025, no Campeonato Estadual Cadete e Júnior 2025, além de títulos nas Copas Santa Catarina 2024 e 2025. No último Campeonato Brasileiro, em Salvador (BA), garantiu duas medalhas: prata na categoria pesado (+90kg) e bronze por equipes mistas.
Em março deste ano, Nicolas já havia representado o Brasil no Estágio Internacional Cadete, em Bremen (Alemanha), onde conquistou a medalha de bronze na categoria pesado (+90kg).