![]() |
Foto/Divulgação |
A 40ª Oktoberfest Blumenau abrirá espaço para um encontro histórico. Pela primeira vez, a maior festa alemã das Américas, terá uma noite argentina, fazendo referência à Oktoberfest de Villa General Belgrano, reconhecida como a primeira do continente. Será uma noite especial que unirá tradição, música e sabores típicos. A celebração ocorre no Setor 2 do Parque Vila Germânica, durante a primeira sexta-feira, dia 10 de outubro, a partir das 19h.
“Os visitantes argentinos têm um papel muito importante no turismo catarinense. Na Oktoberfest Blumenau, percebemos que essa presença cresce a cada edição, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio da cidade. Com a noite argentina, queremos ampliar ainda mais essa participação, reforçando a integração cultural e econômica entre os dois países”, destaca o diretor-geral do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther.
Durante a noite, os visitantes poderão aproveitar no setor 2, descontos no chope Patagônia e uma receita especial do clássico choripán, prato típico da gastronomia Argentina, assinado pelo chef Heiko Grabolle.
Atrações musicais
No palco, pela primeira vez teremos o show da Zillertal Orchester, fundada em 1962 na cidade de San Jerónimo Norte, na província de Santa Féuma. Essa é uma das orquestras mais importantes da música cervejeira argentina, presente em várias edições da Oktoberfest de Villa General Belgrano e em outros países da América do Sul.
Já pela terceira vez consecutiva teremos a presença da banda POLKAROCK. Criada em Buenos Aires em 2012, sob a liderança do vocalista Willy Weimer, o grupo combina a tradição musical alemã com o rock, sendo a primeira banda argentina a se apresentar na festa em 2023.
As duas atrações musicais também se apresentarão em outras noites da Oktoberfest. A Zillertal Orchester tocará na quinta-feira, 9 de outubro, das 19h às 21h no Setor 3; na sexta-feira, 10 de outubro, das 19h às 21h no Setor 2, durante a Noite Argentina; e no sábado, 11 de outubro, das 19h45 às 21h45 no Setor 1. Já a POLKAROCK fará as apresentações na quinta-feira, dia 9, das 22h às 23h no Setor 2; na sexta-feira, dia 10, das 21h15 às 22h15 no Setor 2, também durante a Noite Argentina; e no sábado, dia 11, das 23h15 à 0h15, novamente no Setor 2. Além disso, a banda irá participar do tradicional desfile da Rua 15 de Novembro às 16h.
Conexão entre festas irmãs
A Noite Argentina, inspirada na Oktoberfest de Villa General Belgrano, é resultado do fortalecimento dos laços entre os dois eventos. Nesta sexta-feira, dia 15, representantes da Oktoberfest Blumenau se reuniram com o ministro do Turismo da Argentina, Daniel Scioli, durante o evento da Fiesc, em Florianópolis, para tratar de ações de integração cultural e de estímulo ao fluxo turístico entre Brasil e Argentina. Na ocasião, a Realeza da 40ª Oktoberfest entregou ao ministro a tradicional tulipa utilizada no chope em metro.
Além disso, em maio o diretor-geral do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther, visitou Villa General Belgrano para estreitar essa relação. Durante a agenda, ele conheceu o Bosque de los Pioneros, onde ocorre a Oktoberfest argentina desde 2016, e se reuniu com autoridades locais para tratar de intercâmbio cultural e preservação da tradição germânica. Essa conexão não é novidade: desde 2007, a Oktoberfest Blumenau incorporou elementos inspirados na festa de Villa General Belgrano, como a sangria do primeiro barril com o tradicional “espiche”.
Sobre a Oktoberfest Blumenau
A Oktoberfest Blumenau é a maior festa alemã das Américas e a segunda maior do mundo, atrás apenas da Oktoberfest de Munique. Desde sua primeira edição, em 1984, o evento tem atraído turistas de todas as partes do mundo, oferecendo uma experiência única com música, gastronomia típica e, claro, o famoso chope. Neste ano, a festa irá celebrar a 40ª edição, que ocorre entre os dias 8 e 26 de outubro de 2025. Para garantir seu ingresso antecipado, basta acessar o site oficial do evento.