Troca de experiências: cidades do RS aprendem com Blumenau a enfrentar tragédias climáticas

Foto/Giovanni Silva/divulgação

Blumenau recebeu nesta segunda-feira, dia 25, uma comitiva de cidades do Rio Grande do Sul que vieram ao município conhecer a estrutura, protocolos, o plano de contingência e também o corpo técnico da equipe de Defesa Civil. Dez cidades do Vale do Paranhana participaram da visita técnica. 

Os municípios de Araricá, Canela, Caraá, Gramado, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Três Coroas, que foram atingidos pela enchente de 2024, buscam em Blumenau bons exemplos para lidar com tragédias climáticas. “Trocar experiência é sempre importante, ainda mais com cidades que têm essa vivência, como é o caso de Blumenau. Acredito que saímos daqui renovados e com novas ideias. Na medida do possível, dentro da possibilidade de cada município, a gente vai levando e ajustando estes conhecimentos em nossa região”, considera o coordenador voluntário da Oficina Regional de Defesa Civil, Cláudio Silva da Rocha. 

Para o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Menestrina, Blumenau e o Vale do Paranhana têm algumas características que se aproximam. “Cidades cortadas por um rio e com regiões montanhosas convivem com uma mesma problemática, que são os alagamentos e também os deslizamentos de terra. Então, quanto mais a gente puder compartilhar informações e protocolos, melhor estaremos preparados para lidar com eventos climáticos”, enaltece. 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, Blumenau se tornou referência ao país pelo trabalho realizado, por ter protocolos bem definidos, mas acima de tudo, pela estruturação das diretorias de meteorologia, geologia e de operações, bem como pelos investimentos em equipamentos e dispositivos como diques e estações pluviométricas que auxiliam no monitoramento da cidade. Além disso, o município tem se dedicado também no trabalho educacional com jovens, por meio dos programas Agente Mirim e Defesa Civil na Escola.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem