Vacinação contra o sarampo avança em Blumenau: cronograma abrange diversos setores

Foto/Marcelo Martins/Divullgação

Com o objetivo de ampliar a vacinação contra o sarampo para toda a população não vacinada do município, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), inicia a busca ativa pelos grupos específicos recomendados pelo Ministério da Saúde. Aqui no município, o foco será nos trabalhadores da rodoviária: motoristas do transporte intermunicipal e interestadual, auxiliares de serviços gerais, atendimento e manutenção, além dos funcionários dos estabelecimentos comerciais. 

A iniciativa, que começa em agosto e segue até dezembro, considerou os casos e surtos de sarampo na América do Sul. O risco de reintrodução do vírus no Brasil e em Santa Catarina tem aumentado pelo fluxo de brasileiros e estrangeiros não vacinados. 

O cronograma segue com os trabalhadores da hotelaria e turismo, em setembro; trabalhadores da indústria, em outubro; motoristas de táxi e aplicativos, em novembro; e os trabalhadores da saúde (pública e privada), em dezembro. 

Para o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, o objetivo é garantir que toda a população esteja com o esquema vacinal em dia. “Já tínhamos conquistado o status de eliminação do sarampo em anos anteriores. No entanto, devido à queda nas taxas de vacinação, houve o ressurgimento da doença e a reintrodução do vírus. Por isso, essa busca ativa para a vacinação é fundamental para proteger a todos”.

Relembre

A vacinação contra o sarampo iniciou em Blumenau em junho. Até o momento, para o público-alvo da aplicação da ‘Dupla Viral’ (sarampo e rubéola), que são as crianças de 6 a 8 meses e 29 dias, temos 321 vacinados. Para o imunizante ‘Dose Zero’, a ação, voltada especialmente para crianças de 9 a 11 meses e 29 dias, aplicou 277 doses. A aplicação do imunizante segue concentrada nos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) Centro, Escola Agrícola, Fortaleza, Garcia, Itoupava e Velha. Para a região do Badenfurt, o imunizante estará disponível nas ESFs Geraldo Schmidt Sobrinho, Armando Odebrecht e Tereza Lescowicz.

Já a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) continua sendo ofertada nas demais unidades de saúde do município com sala de vacina ativa (blumenau.sc.gov.br/salasdevacina) e a idade recomendada para a aplicação é de 9 a 11 meses e 29 dias.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem