![]() |
Foto/Divulgação/SPDC |
A Câmara Municipal de Blumenau instalou, na tarde desta terça-feira (26), a Comissão Temporária Especial de Acompanhamento das Obras da Barragem de José Boiteux. O vereador Alexandre Matias (PSDB) foi eleito presidente do colegiado, que terá ainda a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) como vice-presidente, o vereador Almir Vieira (PP) como relator e os vereadores Diego Nasato (NOVO) e Egídio Beckhauser (Republicanos) como membros.
O objetivo da comissão é acompanhar e fiscalizar as obras de reforma e modernização da barragem, bem como o cumprimento do acordo firmado com a comunidade indígena, que prevê a construção de moradias a serem executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil.
“Como presidente desta Comissão e junto aos demais vereadores membros, vamos acompanhar de perto a execução das obras neste importante equipamento de contenção de cheias. Prevenção é a palavra-chave quando falamos em enchentes, e nosso compromisso é seguir trabalhando e cobrando o pleno funcionamento da barragem”, destacou Matias.
A comissão foi constituída por meio da Resolução Legislativa nº 549/2025, a partir do Requerimento nº 1.049/2025, de autoria do vereador Matias, aprovado em plenário. Conforme a Resolução, os trabalhos terão duração de 120 dias a contar da instalação, prazo em que deverá ser apresentado relatório final com os apontamentos do colegiado.
As datas das próximas reuniões serão definidas pelo presidente da comissão.