![]() |
Foto/Divulgação |
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), promoveu nesta quinta-feira, dia 11, um encontro com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da cidade para dar continuidade à discussão sobre a criação do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência. Realizado na sede da Seidep, o encontro reuniu representantes de 16 entidades e discutiu propostas para a elaboração do plano, inédito em Blumenau.
O plano municipal será um documento norteador das políticas públicas voltadas para garantir direitos, promover a inclusão e ampliar as oportunidades para as pessoas com deficiência em Blumenau. A iniciativa tem como objetivo consolidar ações de curto, médio e longo prazo, envolvendo diferentes áreas da administração municipal em diálogo com a sociedade civil e entidades governamentais e não governamentais.
Segundo a Seidep, a participação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) é fundamental nesse processo, já que o plano deverá refletir as reais necessidades da comunidade e fortalecer a construção de uma cidade mais acessível, inclusiva e justa para todos.
“A construção do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência é um processo coletivo. Já tivemos diálogos com a área da Educação e, nas próximas etapas, vamos conversar também com a Saúde, a Assistência Social e outras pastas. Queremos que esse plano seja fruto da soma de esforços entre governo e sociedade civil, refletindo de forma real as demandas da comunidade e garantindo políticas públicas efetivas e integradas”, destaca a secretária da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.