![]() |
Foto/Marcelo Martins/Divulgação |
A cidade de Blumenau é um dos destaques positivos em várias áreas do Ranking de Competitividade dos Municípios. Incluindo na categoria “Acesso à Saúde”. De 2024 para 2025, subiu 11 posições e ocupa o segundo lugar no Estado de Santa Catarina, atrás apenas de Brusque. Os dados foram divulgados no fim de agosto pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que pode ser acessado neste link.
Além do bom resultado na categoria “Acesso à Saúde”, Blumenau se destaca com a terceira menor taxa de mortalidade por causas evitáveis do Brasil, tem a quarta maior cobertura de atenção primária do Estado e de toda a região Sul, e o sétimo lugar em cobertura vacinal de Santa Catarina.
“Esse resultado mostra que Blumenau está no caminho certo. "Estamos cuidando da saúde da nossa população com seriedade, ampliando o acesso, prevenindo doenças e garantindo qualidade de vida. Subir 11 posições e alcançar o segundo lugar em Santa Catarina é motivo de orgulho e também de responsabilidade para continuarmos avançando ainda mais”, diz o prefeito Egidio Ferrari.
O Ranking de Competitividade dos Municípios analisa 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos, avaliando a capacidade de gestão pública e o desempenho dos municípios brasileiros.
O resultado coloca Blumenau à frente de cidades da região, e reforça o sucesso das políticas públicas e dos investimentos feitos no setor. No primeiro quadrimestre do ano foram mais de R$ 239 milhões, uma média de gastos superior à média nacional, o que se reflete na qualidade e na ampliação dos serviços oferecidos.
"Esse reconhecimento no ranking é um atestado do nosso compromisso em garantir que cada cidadão de Blumenau tenha acesso a um serviço de saúde de excelência. Estamos focados em melhorar a infraestrutura das unidades, na qualificação dos nossos profissionais e na utilização de tecnologia para otimizar o atendimento. Esse segundo lugar estadual nos inspira a buscar a liderança e a continuar melhorando os nossos serviços”, afirma o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael.