![]() |
Foto/Rogério Pires/Divulgação |
A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na tarde desta quarta-feira (17), uma sessão solene em homenagem à 25ª Legislatura do Programa Vereador Mirim. O evento, promovido no Colégio Sagrada Família, reuniu autoridades, ex-participantes, estudantes e representantes de escolas para celebrar o pioneirismo e a trajetória da iniciativa que se consolidou como referência em Santa Catarina e no Brasil.
O Legislativo foi representado pelos vereadores Professor Gilson de Souza (União Brasil), Silmara Miguel (PSD), Jovino Cardoso Neto (PL), Jean Volpato (PT) e Flávio Linhares – Flavinho (PL). Além da presidente da Câmara Mirim, Sofia Viana Alves, e vereadores mirins da atual legislatura.
Instituído em 1999, o Programa Vereador Mirim já contou com a participação de mais de 350 jovens de 85 escolas do município. Seu objetivo é aproximar os estudantes do Legislativo, oferecendo vivência parlamentar e estimulando a formação cidadã.
Durante a sessão, foram exibidos vídeos institucionais e entregues moções de louvor a personalidades e instituições que contribuíram para a consolidação do programa ao longo de suas 25 edições.
Entre os homenageados estiveram o ex-presidente da Câmara e idealizador do projeto, Deusdith de Souza; o primeiro presidente mirim, Leonardo Pereira de Oliveira; e o ex-coordenador do programa, Éder Antônio Boron. Também receberam homenagens o Colégio Sagrada Família, a Escola de Educação Básica Municipal General Lúcio Esteves e a ECIM EEB Coronel Pedro Christiano Feddersen, instituições com maior número de alunos eleitos ao longo dos anos.
O assessor do Programa Vereador Mirim, Igor Felipe Stanck, destacou a importância da iniciativa e deixou um recado aos jovens parlamentares. “A Câmara Mirim e a Câmara de Vereadores dá a caneta, mas quem vai escrever a própria história é cada um de vocês”.