![]() |
Foto/Divulgação |
Blumenau recebe neste sábado, dia 20, a segunda edição do Festival Paralímpico em 2025. A programação acontece das 9h às 12h no ginásio da Pró-Família, localizado na Rua Itapiranga, 368, no bairro Velha, e deve reunir cerca de 100 crianças e adolescentes, com ou sem deficiência, com idades entre 8 e 17 anos.
Realizado simultaneamente em diversas cidades do país, o festival tem como objetivo promover a inclusão por meio do esporte paralímpico, despertando o interesse de crianças e jovens para práticas esportivas acessíveis e diversas.
“Acreditamos que o Festival Paralímpico é uma oportunidade de mostrar, na prática, que a inclusão se dá quando todos têm acesso às mesmas experiências. Ao reunir crianças e adolescentes com e sem deficiência em um mesmo espaço, celebramos a diversidade e fortalecemos valores como respeito, convivência e igualdade de oportunidades”, afirma a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.
Em Blumenau, os participantes poderão experimentar quatro modalidades: goalball, tênis de mesa, bocha paralímpica e desenvolvimento motor. Todas as atividades serão conduzidas por profissionais capacitados, garantindo segurança, inclusão e diversão.
“O Festival Paralímpico é mais do que um evento esportivo: é também uma grande celebração da inclusão e do esporte para todos. Queremos mostrar que o esporte paralímpico não é apenas para pessoas com deficiência, mas para todos. Vamos promover empatia, respeito e superação”, destaca a
O Festival Paralímpico é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Em Blumenau, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio das secretarias de Educação (Semed) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).