![]() |
Foto/Divulgação |
A ação de audiodescrição dos desfiles da Oktoberfest Blumenau está sendo apresentada como case de sucesso no Encontro Mundial da Deficiência Visual de 2025. Mara Kortelt, responsável pelo projeto na festa é palestrante no evento, considerado um dos maiores do mundo voltados à inclusão e acessibilidade.
O encontro que começou ontem (01/09) acontece até 5 de setembro, no Centro de Convenções Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), reunindo milhares de participantes de 190 países para debater avanços em inclusão, políticas públicas, acessibilidade e novas tecnologias assistivas. Esta será a primeira edição do evento na América Latina, reforçando ainda mais a relevância da participação de Blumenau nesse cenário internacional.
Ao lado de Luana Tillmann, Mara apresentará a palestra “Desfiles culturais de rua: percepções para além da aplicação das diretrizes da audiodescrição”. A apresentação vai destacar como a audiodescrição nos desfiles da Oktoberfest Blumenau ultrapassa as normas técnicas, valorizando elementos culturais, simbólicos e afetivos que tornam a experiência única também para pessoas com deficiência visual.
Com foco em promover autonomia e igualdade, o encontro será um espaço de troca de experiências entre especialistas, organizações e lideranças internacionais. A realização é da World Blind Union, em parceria com a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)