![]() |
Arte/Divulgação |
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), lança nesta quinta-feira, dia 16, o BluLibras – um novo programa que vai facilitar o atendimento de pessoas surdas nos serviços públicos da cidade.
O lançamento será às 14h30, no Boulevard (Spaten Garden) do Parque Vila Germânica, durante a 40ª Oktoberfest Blumenau, que neste ano também se destaca pelas ações voltadas à acessibilidade e inclusão.
O BluLibras funciona de forma simples: ao escanear um QR Code disponível em locais de atendimento público, a pessoa surda entra em uma chamada de vídeo com um intérprete de Libras, que faz a tradução entre ela e o servidor. O atendimento é feito em tempo real, gratuito e disponível 24 horas por dia, sem gasto de internet para o usuário.
Para a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel, a plataforma BluLibras “consolida o protagonismo que Blumenau já tem em ações de inclusão e acessibilidade. Usando de tecnologia, o município garante um atendimento realmente universal, e promove uma melhora efetiva na vida das pessoas com deficiência”, afirmou.
Com essa tecnologia, Blumenau dá um passo importante para garantir mais autonomia e igualdade no acesso aos serviços públicos. A iniciativa também cumpre o que está previsto na Lei Brasileira de Inclusão e na Política Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que reforçam o direito à comunicação e à participação social.
Mais de 1 mil locais públicos de Blumenau terão o BluLibras, incluindo unidades de saúde, Samae, Cras, Issblu, Câmara de Vereadores e Celesc.
Tarde especial de inclusão na Oktoberfest
Depois do lançamento, a festa terá um momento especial: a ParaOktober, uma tarde de confraternização com os alunos do Programa de Paradesporto de Blumenau. Eles vão aproveitar a Oktoberfest em um espaço preparado para celebrar a inclusão. A ação faz parte da programação da festa há 10 anos.