CPI do Esgoto de Blumenau busca aprofundar análises com prorrogação de 60 dias

Foto/Rogério Pires/Divulgação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Esgoto da Câmara de Blumenau realizou reunião na tarde desta quinta-feira (23) para deliberar sobre a continuidade dos trabalhos, registrar o recebimento de relatório parcial da consultoria contratada e organizar a agenda de próximas oitivas. A reunião foi conduzida pelo presidente, vereador Diego Nasato (NOVO), e contou com a presença do vice-presidente Flávio Linhares - Flavinho (PL) e também do vereador Bruno Cunha (Cidadania).

Durante o encontro, o presidente informou que a empresa de consultoria entregou, conforme contrato, o relatório parcial das análises técnicas. A consultoria também se colocou à disposição para apresentar os achados preliminares em videoconferência, caso a comissão julgue conveniente.

Os membros presentes discutiram ainda a prorrogação do prazo de funcionamento da CPI por 60 dias, uma vez que o prazo regimental atual encerra em 31 de outubro. O objetivo é incorporar ao relatório final da comissão o relatório conclusivo da consultoria, previsto para o início de dezembro, possibilitando encerrar os trabalhos ainda neste ano.

Diego Nasato, Bruno Cunha e Flávio Linhares manifestaram apoio à prorrogação, e houve consenso unânime dos presentes quanto ao desejo de aprovação do requerimento. O presidente da CPI se comprometeu a protocolar o pedido e solicitar sua apreciação na próxima sessão ordinária do plenário.

Também ficou aprovado, por unanimidade, que a equipe da Casa dê andamento às solicitações de documentos da consultoria, podendo requisitar formalmente à Agência Intermunicipal de Regulação (Agir) e a outros órgãos todos os arquivos e informações necessários.

Novas oitivas

Na sequência, os vereadores deliberaram o agendamento de novas oitivas. A primeira será com representantes da Agir, marcada para a próxima terça-feira (28), às 10 horas, com a presença do diretor geral Paulo Costa e de um técnico responsável por detalhar o fluxo de caixa do contrato de concessão, esclarecendo pontos sobre a frustração de receitas e outros aspectos financeiros.

Outra oitiva será solicitada à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que deverá prestar esclarecimentos, mesmo que por videoconferência, sobre aspectos históricos e técnicos do sistema de esgotamento sanitário em Blumenau. A data preliminar é 4 de novembro, condicionada à aprovação da prorrogação da CPI pelo plenário.

As reuniões da CPI do Esgoto têm transmissão ao vivo pela TV Legislativa de Blumenau, no canal aberto 4.2, canal 14 da Net e pelo canal oficial da Câmara no YouTube.

OUÇA AVALIAÇÃO FEITA PELO PRESIDENTE DA CPI DIEGO NASATO:

Ouça "CPI do Esgoto de Blumenau busca aprofundar análises com prorrogação de 60 dias" no Spreaker.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem