![]() |
Foto: Ricardo Stuckert / PR/Divulgação |
O presidente Lula já está em Roma, na Itália, e, nesta segunda-feira (13), será recebido pelo Papa Leão XIV, no Vaticano. A informação foi divulgada pela Santa Sé. Este será o primeiro encontro de Lula com o líder da Igreja Católica desde que o pontífice foi eleito, em maio.
No mesmo dia, Lula participa do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento da FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Nesta edição, haverá a inauguração de um novo museu e uma série de premiações em reconhecimento a medidas de combate à pobreza e de promoção da agricultura sustentável.
Lula participa ainda da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, copresidida por Brasil e Espanha. Entre os temas, estão os avanços da Iniciativa de Implementação Acelerada, que apoia planos nacionais de combate à fome e à pobreza em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia.
COP30
Também serão discutidos os desdobramentos da Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas. O texto é uma proposta da presidência brasileira da COP30, que será lançada em novembro, durante a cúpula de líderes, em Belém, no Pará.
O presidente brasileiro também vai inaugurar o Mecanismo de Apoio da Aliança, na sede da FAO, que funcionará como secretariado da iniciativa.
O Fórum Mundial da Alimentação vai até o dia 18 de novembro.
Edição:
Ligya Carvalho / Rafael Guimarães/Agência Brasil