Pesquisadores brasileiros criam polipílula revolucionária para prevenir AVC e demência

Foto/Marcello Casal jr/Agência Brasil/divulgação

Pesquisadores brasileiros desenvolveram, pela primeira vez no país, um único comprimido que reúne três medicamentos para prevenir AVC e demência. A medicação vai facilitar o tratamento preventivo de doenças cardiovasculares. O anúncio foi confirmado pelo Conselho Federal de Farmácia.

Por conter vários medicamentos – dois para controle de pressão e um para colesterol – o comprimido em estudo é chamado de "polipílula".

A iniciativa faz parte de um estudo em parceria com o Ministério da Saúde.

Testes promissores

Os testes foram feitos em pacientes com risco baixo a moderado, cerca de 80% dos casos de AVC no Brasil. Após nove meses, houve uma queda média na pressão máxima exercida nas artérias, além de melhora nos níveis de colesterol e redução da necessidade de outros medicamentos.

Além de prevenir o AVC, os pesquisadores acreditam que, a longo prazo, a polipílula pode contribuir para diminuir infartos e demência.

A próxima etapa do estudo deve incluir mais de oito mil voluntários, que serão acompanhados durante três anos.

De acordo com o Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, cerca de 85 mil brasileiros morrem por ano em decorrência de acidente vascular cerebral.

Edição:

Ligya Carvalho / Rafael Guimarães/Agência Brasil

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem