Prefeitura de Blumenau revoluciona atendimento odontológico com comunicação inclusiva

Foto/Divulgação

A Prefeitura de Blumenau deu mais um grande passo para melhorar ainda mais a inclusão da pessoa com deficiência. Nesta sexta-feira, dia 17, o Centro Especializado de Odontologia (CEO), que fica no AGF Velha, recebeu um Prancha de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), uma ferramenta importante para crianças e adolescentes com dificuldade de comunicação ou hipersensibilidade.

O projeto foi desenvolvido pelas secretarias de Saúde (Semus) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seidep), em parceria com a Furb. A prancha contém pictogramas — símbolos visuais que utilizam imagens e ícones para transmitir informações de forma rápida e clara —, fazendo com que os dentistas se comuniquem com mais assertividade com os pacientes que têm dificuldade para falar ou que ficam muito nervosos no consultório.

Com essas figuras, o profissional pode mostrar como é o consultório e quais serão os procedimentos realizados antes mesmo de começar o tratamento. Assim, é possível explicar, por exemplo, movimentos como o de abrir a boca, além do uso dos instrumentos odontológicos, tornando o atendimento mais compreensível e acolhedor.

O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, diz que o projeto busca humanizar o atendimento e representa um avanço significativo na humanização e inclusão dos nossos serviços de saúde bucal. “A ideia é que, ao saber o que esperar, as crianças fiquem menos ansiosas, sem medo, evitando crises de estresse. Ao utilizarmos as Pranchas de Comunicação Alternativa, estamos quebrando barreiras e garantindo que o atendimento odontológico seja um momento de tranquilidade e segurança”, acrescenta. 

A secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Bruna Daniel, destaca que a iniciativa vai além da acessibilidade. “A implementação das pranchas no CEO representa um avanço nas práticas inclusivas e reafirma o compromisso de Blumenau com políticas públicas que garantem o direito à comunicação e à saúde das pessoas com deficiência”, afirma.

O AGF Velha fica na Rua José Reuter, 125, Velha Central.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem