![]() |
Foto/Divulgação |
A Prefeitura de Blumenau deu mais um grande passo para melhorar ainda mais a inclusão da pessoa com deficiência. Nesta sexta-feira, dia 17, o Centro Especializado de Odontologia (CEO), que fica no AGF Velha, recebeu um Prancha de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), uma ferramenta importante para crianças e adolescentes com dificuldade de comunicação ou hipersensibilidade.
O projeto foi desenvolvido pelas secretarias de Saúde (Semus) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seidep), em parceria com a Furb. A prancha contém pictogramas — símbolos visuais que utilizam imagens e ícones para transmitir informações de forma rápida e clara —, fazendo com que os dentistas se comuniquem com mais assertividade com os pacientes que têm dificuldade para falar ou que ficam muito nervosos no consultório.
Com essas figuras, o profissional pode mostrar como é o consultório e quais serão os procedimentos realizados antes mesmo de começar o tratamento. Assim, é possível explicar, por exemplo, movimentos como o de abrir a boca, além do uso dos instrumentos odontológicos, tornando o atendimento mais compreensível e acolhedor.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, diz que o projeto busca humanizar o atendimento e representa um avanço significativo na humanização e inclusão dos nossos serviços de saúde bucal. “A ideia é que, ao saber o que esperar, as crianças fiquem menos ansiosas, sem medo, evitando crises de estresse. Ao utilizarmos as Pranchas de Comunicação Alternativa, estamos quebrando barreiras e garantindo que o atendimento odontológico seja um momento de tranquilidade e segurança”, acrescenta.
A secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Bruna Daniel, destaca que a iniciativa vai além da acessibilidade. “A implementação das pranchas no CEO representa um avanço nas práticas inclusivas e reafirma o compromisso de Blumenau com políticas públicas que garantem o direito à comunicação e à saúde das pessoas com deficiência”, afirma.
O AGF Velha fica na Rua José Reuter, 125, Velha Central.