Telefonema de 30 minutos: Lula pede suspensão de tarifas e reata laços com Trump

Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação

Foi uma conversa por telefone de 30 minutos de duração e o presidente Lula pediu para o presidente norte-americano Donald Trump a suspensão do tarifaço aos produtos brasileiros. Lula também solicitou a retirada das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

Segundo o Palácio do Planalto, foi uma conversa “amistosa” em que os dois reafirmaram a química que surgiu quando estiveram frente a frente na Assembleia Geral da ONU, no último dia 23 em Nova York. O telefonema também abriu espaço para a possibilidade de um encontro presencial na Cúpula de Asean, no final do mês na Malásia. Lula ainda aproveitou para reiterar o convite à Trump para que ele participe da COP30, em novembro, aqui no Brasil.

O presidente norte americano designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar andamento as negociações e conversas no restabelecimento, segundo Lula, das relações amigáveis de mais de 200 anos entre os dois países. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores, Fernando Haddad, da Fazenda, e Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social acompanharam. Assim como o assessor especial Celso Amorim. Haddad saiu do encontro avaliando que a conversa entre os dois presidentes foi positiva do ponto de vista econômico.

Edição:

Ana Lúcia Caldas / Bruna Athayde/Agência Brasil

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem