EUA cortam tarifas e Brasil pode brindar com café e frutas na Terra do Tio Sam

Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram, na noite desta quinta-feira (20), a retirada das tarifas de 40% de alguns produtos brasileiros. Itens como café, carne e frutas estão com a tarifa zerada. A decisão é válida para produtos que entraram nos EUA a partir de 13 de novembro.

Tarifaço

Em julho deste ano, os Estados Unidos impuseram uma taxa de 40% sobre diversos produtos brasileiros. Havia ainda uma tarifa adicional de 10% sobre itens da América Latina. Assim, os itens nacionais tinham uma alíquota final de 50% para exportações para o país norte-americano.

Na semana passada, foram retiradas tarifas de 10% de diversos produtos, como açaí e café, e até zeradas as de outros, como o suco de laranja. Desde a última redução, 26% dos produtos brasileiros exportados para os EUA já tinham tarifa zero.

Negociações

Essa redução ocorre após intensas negociações diplomáticas que ocorrem de julho até agora e incluiu, inclusive, um encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump. O governo dos Estados Unidos afirma que houve “progresso inicial nas negociações com o governo do Brasil” e que, por isso, decidiu aliviar parte das tarifas.

Edição:

Alessandra Esteves / Rafael Guimarães/Agência Brasil

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem