![]() |
| Reprodução/Vídeo/Divulgação |
Na tarde desta quinta-feira (20), um incêndio assustou participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), na Zona Azul do parque da cidade, em Belém.
De acordo com a organização do evento, o fogo começou no pavilhão dos países, foi controlado e vai ser feita uma varredura em todo o local onde ocorre o penúltimo dia de atividades da COP, na capital paraense.
Os alarmes de incêndio dispararam por volta de 14h, quando as equipes de segurança das Nações Unidas e seguranças locais orientaram a todos os participantes que se retirassem pelas saídas de emergência.
Do lado de fora, foi grande a movimentação de caminhões do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do SAMU.
Ainda não há informações oficiais sobre as causas do incêndio.
Logo após o episódio, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que as chamas foram controladas e ressaltou que incidentes assim podem ocorrer em qualquer lugar do mundo.
"Houve aqui um princípio de incêndio, isso é passivo de qualquer grande evento, não é porque aconteceu em Belém. Poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra. A população de Belém já não está aceitando esse tipo de preconceito".
Nas redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho, também disse que o fogo foi contido graças à rápida atuação das equipes.
Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver as chamas na ala onde ficam instalados os estandes dos países, entre eles os do Brasil, da Itália e da Índia.
De acordo com a organização da COP30, o incêndio foi controlado e ninguém ficou ferido.
Edição:
Aline Cordeiro/ Sumaia Villela/Agência Brasil
.png)

