![]() |
| Foto/Michele Lamin/Divulgação |
A Prefeitura de Blumenau realizou, na manhã desta terça-feira, dia 18, a formatura do curso “Percepção de Risco e Respostas a Emergências para Pessoas com Deficiência”. A formação foi uma iniciativa conjunta das secretarias de Proteção e Defesa Civil (Sedeci) e da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) e a cerimônia reuniu, além dos participantes, familiares e representantes das secretarias envolvidas.
Os 15 alunos da turma receberam certificado de conclusão da capacitação. Durante a cerimônia, um dos momentos que emocionou autoridades e presentes foi a apresentação do coral da Seidep. Outro momento marcante foi o anúncio do prefeito Egídio Ferrari sobre a inclusão da Secretaria de Inclusão no Grupo de Ações Coordenadas (Grac), para que participe das atividades de resposta rápida e elaboração de protocolos de prevenção a desastres.
Patrícia Manetta, membro da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau, e uma das alunas da formação, considerou o processo de aprendizado de grande importância para pessoas com deficiência como ela. “Eu, como mulher com deficiências múltiplas, tive a oportunidade de ser escutada, bem como os meus companheiros com outras deficiências. E dentro de suas especificidades, nos foi possibilitado, junto a todos os temas propostos dentro desta formação, incluir de que forma o protocolo de atendimento em desastres ambientais poderiam ser executados de forma efetiva às pessoas com deficiência.”, afirmou.
Ao longo das etapas da formação os alunos aprenderam sobre temas como prevenção de desastres, percepção de risco, evacuação segura, primeiros socorros e organização comunitária em situações de emergência. Eventualmente, será necessário promover a reciclagem dos formandos, para agregar novos conhecimentos e reforçar alguma teoria ou técnica ministrada durante as oficinas.
Primeiro do gênero e exemplo para o país
O curso integrou as atividades do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) e é o primeiro do gênero no país com uma turma exclusiva voltada a pessoas com deficiência. A formação promoveu a inclusão nas ações de preparação e resposta a emergências.
As aulas combinaram momentos teóricos e práticos, sempre adaptadas às diferentes deficiências dos participantes. A capacitação incluiu também uma visita à área de risco no bairro Progresso, onde o grupo pôde observar de perto o funcionamento do sistema de monitoramento e as medidas preventivas adotadas pela Defesa Civil.
Emocionada, a coordenadora-geral de Apoio a Mitigação do Departamento de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Loiane Ferreira de Souza, citou o momento como histórico e um exemplo a ser disseminado pelo país. “Esta é uma verdadeira ação de proteção da Defesa Civil e prova de que o trabalho coordenado e em conjunto, entre os diferentes órgãos que compõem o sistema, é fundamental e funciona muito bem. A falta de conhecimento não pode ser uma vulnerabilidade e Blumenau avançou muito com essa ação do Nupdec-PCD.”
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Carlos Menestrina, reforça a importância em ações como esta. “É nossa missão enquanto gestor oferecer condições e também conhecimentos para pessoas da comunidade, sobretudo quando falamos de pessoas com alguma deficiência, que já convivem com suas limitações, portanto, é nosso papel também preparar e orientar este público na identificação do risco e a como se portar numa situação adversa”, analisa.
Para a secretária da Seidep, Bruna Daniel, a formação intersetorial representa um passo importante na construção de uma cidade mais preparada e acessível. “Quando incluímos as pessoas com deficiência nas estratégias de prevenção e resposta a desastres, fortalecemos toda a comunidade e garantimos que ninguém fique para trás”, destacou.
Além do anúncio da nova composição do Grac, o prefeito Egídio ressaltou a resiliência, a força e a superação como marcas de Blumenau. “Queremos ser cada vez mais uma cidade inclusiva e sem distinção, em todas as áreas. Esse projeto, que já deu certo na primeira turma, é mais um passo nesse caminho. Quero ressaltar a dedicação dos formandos, mas também das equipes das Forças que ajudaram na formação, pois a troca de experiências é que torna esse curso um sucesso”, avaliou.
A iniciativa do Nupdec-PcD integra as ações do Programa Defesa Civil na Escola (DCE) e da Política Municipal da Pessoa com Deficiência, fortalecendo o compromisso de Blumenau com a educação inclusiva, a segurança comunitária e a redução de riscos de desastres.
.png)

