![]() |
| Foto/Ricardo Stuckert/Agência Brasil/Divulgação |
Em pronunciamento em rede nacional de rádio e tv, o presidente Lula desejou um Feliz Natal a todos; e aproveitou para fazer um balanço de 2025.
E o tarifaço foi um dos assuntos. Ele falou da diplomacia, das negociações para reverter o aumento da tributação imposta ao Brasil pelo governo de Donald Trump e também das medidas de proteção das empresas brasileiras para evitar demissões.
"Apostamos na diplomacia. Protegemos nossas empresas e evitamos demissões. Negociamos o fim do tarifaço e ultrapassamos agora em dezembro a marca de 500 novos mercados para os nossos produtos. Nossa soberania e nossa democracia saíram vencedoras, e o povo brasileiro venceu".
Ainda no campo internacional, lembrou a COP30. Lula afirmou que a conferência foi um sucesso e que consolidou o Brasil como liderança global no tema mais importante deste século, que é a questão climática.
O presidente também falou sobre a escala 6x1. Disse o seguinte: que vai continuar combatendo privilégios; e que, o fim dessa escala, é uma demanda do povo.
"Não é justo que uma pessoa seja obrigada a trabalhar duro durante seis dias e que tenha apenas um dia para descansar o corpo e a cabeça, passear com a família, cuidar da casa e se divertir, e acompanhar de perto o crescimento dos filhos. O fim da escala 6x1, sem redução de salário, é uma demanda do povo que cabe a nós, representantes do povo, escutar e transformar em realidade".
Lula lembrou a saída do Brasil do Mapa da Fome, a retomada do Bolsa Família e a valorização do salário mínimo. Lembrando que nessa quarta-feira (24) foi publicado o decreto com o novo valor do mínimo - R$ 1621.
O presidente falou também sobre a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês e que já começa a valer dia 1º de janeiro.
"A partir de janeiro, com o fim do imposto de renda, milhões de famílias terão dinheiro extra todos os meses. Isso vai aliviar as contas, aquecer ainda mais a economia, beneficiar o país inteiro.
Ao lembrar tudo que aconteceu este ano, Lula resumiu:
"Um ano difícil, com muitos desafios, mas um ano em que todos que torceram ou jogaram contra o Brasil acabaram perdendo. Um ano em que o povo brasileiro sai como o grande vencedor".
Para 2026, uma das metas deverá ser o combate ao crime e a violência. Lula defendeu as operações da Polícia Federal que, segundo ele, chegaram ao andar de cima. E garantiu que nenhum dinheiro ou influência vai impedir a Polícia Federal de ir adiante.
Fonte/Agência Brasil
.png)

