![]() |
| Foto/Divulgação/Bombeiros |
Menos de dois meses e num raio de dois quilômetros, a tragédia envolvendo trabalhador se repete. Desta vez um pai de família de 54 anos perde sua vida no exercício do seu trabalho.
O fato ocorreu na manhã desta segunda-feira (29/12) em uma construção do Colégio Adventista, situado na rua São Paulo, no bairro Victor Konder, em Blumenau.
De acordo com os profissionais de resgate, o indivíduo afetado atuava como eletricista na instituição de ensino quando uma estrutura de metal desabou durante o processo de concretagem de uma laje. O trabalhador se encontrava em cima de uma viga de concreto, embaixo da estrutura, e foi atingido. Ele ficou prensado.
Em razão da seriedade do ocorrido, os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar deram início ao salvamento da pessoa afetada, um processo que, dada sua complexidade, demandou o uso de técnicas de Salvamento em Altura (SAlt) e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC).
Conforme informado pelos bombeiros, a etapa inicial consistiu na análise de risco da edificação, a qual indicou a chance de um novo desabamento. Devido ao peso da laje e à precariedade da área, não foi viável erguer a estrutura utilizando os equipamentos à disposição.
Dessa maneira, os bombeiros decidiram resgatar a vítima por cima da laje, sendo necessário serrar a viga metálica que a comprimida. Após estabilizar temporariamente a estrutura, a viga foi cortada e o corpo foi retirado.
A situação envolveu a ação de 11 bombeiros, tanto militares quanto comunitários, além de cinco membros do Samu, com o suporte do helicóptero Arcanjo 3. Também estiveram presentes no local equipes da Polícia Científica, da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Trânsito, que ajudaram a isolar a área.
.png)

