![]() |
| Foto/Divulgação |
Silvinei Vasques, o antigo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, localizada na Grande Florianópolis, foi detido na madrugada desta sexta-feira (26) no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, Paraguai. Conforme informações das autoridades locais, Silvinei estava prestes a embarcar em um voo com destino a El Salvador.
Silvinei solicitou sua saída do cargo de alto escalão na Prefeitura de São José no dia 17 de dezembro, coincidindo com a confirmação por parte do STF de sua sentença de mais de 24 anos de reclusão. Alguns dias após isso, ele retirou a tornozeleira eletrônica enquanto ainda estava em Santa Catarina e saiu do Brasil sem a devida autorização judicial. Assim que a quebra do dispositivo foi detectada, foram enviados alertas para as fronteiras e a Polícia do Paraguai foi notificada.
Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, foi detido no Paraguai. O ex-secretário recebeu uma condenação por tentativa de golpe com o objetivo de preservar o ex-presidente Jair Bolsonaro no cargo após sua derrota nas eleições de 2022.
Silvinei se desligou do cargo. Em comunicado, a Prefeitura de São José declarou que “Silvinei Vasques pediu sua saída do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O Município agradece pelo trabalho realizado durante seu tempo na Prefeitura”.
Conforme informações de autoridades do Paraguai, Silvinei portava um passaporte paraguaio legítimo, embora não fosse o seu. Ao tentar deixar o aeroporto, foi interceptado e preso.
Após ser detido, Silvinei foi disponibilizado ao Ministério Público do Paraguai e deve participar de uma audiência de custódia ainda hoje. Posteriormente, será repassado às autoridades do Brasil.
.png)

