Crime ambiental: denúncias e notificações marcam ação do Samae contra descarte irregular

Foto/Samae/Divulgação

O fim de semana foi marcado por uma força-tarefa das equipes do Samae para recolher e organizar pontos da cidade onde, infelizmente, as pessoas têm feito o descarte irregular de resíduos especiais. Os servidores do Samae estiveram em quatro endereços: Rua Theodoro Nuss, no bairro Badenfurt; Rua Benigno Joaquim dos Santos, no bairro Ribeirão Fresco; Rua Achiles Jacobsen, no bairro Garcia; e Rua Belo Horizonte, no bairro Da Glória. Nos quatro endereços, após a limpeza foram instaladas placas informando que é proibido depositar lixo naqueles locais.

Ao todo, as equipes recolheram 38,3 toneladas de resíduos como móveis e eletrodomésticos. Essa quantidade equivale a 80% do material recolhido pelo caminhão da coleta especial entre os dias 2 e 24 de janeiro. Importante: a coleta especial é um serviço oferecido gratuitamente à população de Blumenau.

“Infelizmente, muitas pessoas desconhecem ou simplesmente ignoram o serviço da coleta especial que ocorre na cidade e que é de graça. Materiais como móveis e eletrodomésticos usados são recolhidos por um caminhão que percorre por todas as ruas da cidade por três vezes ao longo do ano. As pessoas podem consultar o cronograma deste serviço no site www.racli.com.br/coletaespecial. Aí, é só se programar e fazer o descarte corretamente”, ressalta o diretor de Resíduos Sólidos e Esgotamento Sanitário do Samae, Jociel Junckes.

O material recolhido foi levado para a pesagem e encaminhado para o ponto de transbordo, no bairro Salto do Norte. Nesta semana, ele será encaminhado para a empresa que faz a triagem e a reciclagem dos materiais. O resíduo que não tem condições de ser reciclado é posteriormente encaminhado a um aterro sanitário.

Além de recolher os materiais, o Samae está tomando as medidas cabíveis. A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano será informada dos casos, para que os proprietários dos imóveis sejam notificados. E por se tratar de um crime ambiental, a autarquia também informa a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade e à Polícia Civil para que sejam tomadas as medidas legais.

Na Rua Theodoro Nuss, no bairro Badenfurt, na manhã desta segunda-feira, dia 26, já havia novos materiais depositados no local. Um fiscal da Gerência de Resíduos Sólidos foi até o local e através de uma correspondência que havia em um dos móveis foi identificada a pessoa que descartou os materiais. A equipe foi até o endereço, conversou com a pessoa e ela se comprometeu em retirar os materiais do local até o final do dia.

O Samae reforça a importância de as pessoas obedecerem ao cronograma da coleta especial. A seguir, veja dicas essenciais para o funcionamento do serviço:

O que pode ser descartado?

Móveis e eletrodomésticos da linha branca, como geladeira, fogão, forno elétrico, máquina de lavar roupa, secadora de roupa, máquina de lavar louça, micro-ondas, aparelhos de ar-condicionado, cafeteira e torradeira.

Onde devo deixar o material que será descartado?

É importante que o material seja colocado em frente à residência ou num local de acesso público. Os coletores não podem entrar nas residências para fazer a coleta. Os materiais devem ser colocados para descarte no dia da coleta.

Quanto tenho que pagar pela coleta?

Nada. O serviço é gratuito.

O caminhão retornará à minha rua?

Sim. O serviço prevê três ciclos de coleta ao longo do ano. Se a sua rua já foi atendida neste momento, fique atento às redes sociais do Samae e também ao link do serviço no site da empresa Racli, para ver quando e quais ruas vai começar o segundo ciclo da coleta especial.

O serviço atende por agendamento?

Sim, mas apenas para determinadas ruas, por questões operacionais. Estas ruas estão grifadas em amarelo no cronograma montado pela Racli (veja aqui). Nestes endereços, o cidadão deve fazer contato com o Samae, pelo telefone 115 ou pelo WhatsApp (47) 99997-6102, e fazer o agendamento da coleta, respeitando a data programada para o respectivo setor.

Tenho dúvidas. O que fazer?

Em caso de dúvidas ou problemas, as pessoas podem acionar o atendimento do Samae pelo telefone 115 ou pelo WhatsApp (47) 99997-6102.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem