![]() |
| Foto/Divulgação |
O que era para ser o trajeto em direção ao hospital transformou-se em uma história de acolhimento e superação no último dia 15 de janeiro. O pequeno Gael não quis esperar e veio ao mundo no Ambulatório Geral da Família (AGF) Velha. O nascimento, que emocionou a equipe de saúde e a família, destaca a importância do atendimento humanizado, mesmo em situações de urgência fora do ambiente hospitalar.
A mãe, Adriana Amaral de Oliveira, de 41 anos, começou a sentir as contrações enquanto estava na casa da sogra. Ao perceber que o ritmo do parto se acelerava, pediu ao marido que fossem para casa, mas, no meio do caminho, o pequeno Gael deu sinal de que estava chegando. Para evitar que a filha de três anos — que também nasceu em casa em um parto assistido pelo pai — se assustasse, o casal decidiu buscar socorro imediato no AGF Velha.
"Eu sentia que não ia chegar até o hospital. Pedi para o meu esposo voltar para o AGF. Quando chegamos, brinquei com a equipe: ‘Vim trazer um pouco de emoção para vocês hoje'", relembra a mãe.
A recepção da equipe da unidade foi imediata. Desde o estacionamento até a sala de atendimento, a equipe se mobilizou para garantir a segurança de mãe e filho. O momento mais marcante foi o encontro com o médico responsável, Aytan Hachuy. Com anos de carreira, o profissional revelou emocionado que não realizava um parto há bastante tempo.
"Vi o carinho nos olhos dele quando ele me contou isso. Foi um momento abençoado. Ter o Gael aos 41 anos já é um presente, e ele veio pelas mãos de pessoas tão queridas. Então decidi homenagear o homem que trouxe ao mundo mais um amor da minha vida, por isso escolhi o nome Gael Aytan", afirma a mãe Adriana.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, parabeniza a dedicação da equipe do AGF Velha. "A agilidade no atendimento à Adriana e ao pequeno Gael reforça o compromisso dos nossos servidores com o bem-estar da população. Embora nossas unidades básicas sejam a porta de entrada para a prevenção, a competência demonstrada no parto mostra que temos profissionais de excelência em todos os pontos da nossa rede”, destaca.
Embora o desfecho do nascimento de Gael tenha sido repleto de alegria e sucesso, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) orienta as gestantes a buscarem, para o parto, os hospitais do município que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde). As unidades hospitalares possuem a estrutura completa de centro cirúrgico, UTI neonatal e equipes especializadas para intervir imediatamente em caso de qualquer complicação inesperada, garantindo a segurança para a mãe e o bebê.
.png)

