Relatório final da CPI do Esgoto: o resultado de meses de apuração será apresentado na quarta

Foto/Rogério Pires/Divulgação

A CPI do Esgoto da Câmara de Blumenau realiza, na próxima quarta-feira (18), às 15h, a última reunião da comissão, quando será apresentado o relatório final dos trabalhos.

Instalada em 3 de julho de 2025, a comissão foi criada para apurar questões relacionadas ao contrato de concessão do serviço de esgotamento sanitário no município e seus termos aditivos. Ao longo dos trabalhos, os vereadores ouviram representantes de órgãos reguladores, ex-prefeitos, dirigentes do Samae, representantes da concessionária e técnicos envolvidos na modelagem e fiscalização do contrato.

Em dezembro, a CPI também recebeu o Relatório Técnico Final da empresa MFC Avaliação e Gestão de Ativos, documento que reuniu análises jurídicas, econômicas e operacionais sobre o contrato e contribuiu para a elaboração do relatório conclusivo da comissão.

O presidente da CPI, vereador Diego Nasato (NOVO), ressaltou que, independentemente do relatório final, a comissão já alcançou resultados importantes. “A primeira grande vitória foi a revogação do quinto termo aditivo. Foi comprovado que havia uma vantagem indevida de dezenas de milhões para a concessionária, e o aditivo foi revogado”, declarou.

Segundo o presidente, agora está em andamento um novo processo de resolução tarifária. “A gente não pode ter mudanças no contrato de saneamento dessa magnitude sem respeitar o devido processo legal. Tudo precisa ser feito com máxima transparência e cautela, respeitando a legislação municipal”, completou.

Histórico dos depoimentos já realizados:

·         15/07 – Paulo Costa, diretor da Agência Intermunicipal de Regulação de Serviços Públicos (Agir);

·         22/07 – Representantes da OAB, Raul Ribas e Odacira Nunes, com parecer técnico sobre o 5º termo aditivo;

·         29/07 – André Espezim, ex-diretor-presidente do Samae;

·         05/08 – Cleber Renato Virginio da Silva, diretor de Contrato da BRK Ambiental Blumenau;

·         12/08 – Alexandre de Vargas, atual presidente do Samae;

·         26/08 – Ivonir Antonio Martinelli, diretor técnico da L’ART Arquitetura e Engenharia Ltda.;

·         26/08 – Carlos Werlang Lebelein, sócio-administrador da LMDM Consultoria;

·         12/09 – João Paulo Kleinübing, ex-prefeito;

·         03/10 – Napoleão Bernardes, ex-prefeito;

·         07/10 – Ademir Manoel Gonçalves, economista da Agir, e Maria de Fátima Martins, ex-assessora jurídica da agência;

·         14/10 – Luciano Gabriel Henning, assessor jurídico da Agir, e Leandro Henrique Fernandes de Sousa, economista do Samae e integrante da Comissão Permanente de Acompanhamento e Fiscalização do Serviço Público de Esgotamento Sanitário;

·         28/10 – Paulo Costa, diretor-geral da Agir; Tamires Smaniotto, coordenadora de serviços regulados; e André Goetzinger, gerente de regulação;

·         18/11 – Orivaldo Oliveira Filho, superintendente estadual substituto da Funasa em Santa Catarina; e Romeu Francisco Gadotti, analista de infraestrutura do órgão;

·         08/12 – Humberto Brusadelli Pereira da Silva, gerente de Esgoto Sanitário do Samae;

·         09/12 – Mário Hildebrandt, ex-prefeito.

Com a apresentação do relatório final, a CPI do Esgoto encerra seus trabalhos. O documento reunirá as conclusões da comissão e poderá indicar eventuais encaminhamentos decorrentes da apuração realizada.

A reunião da comissão será transmitida ao vivo pela TV Legislativa, no canal aberto digital 4.2, canal 14 da NET/Claro, e pelo YouTube, em youtube.com/TvlBlumenau com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem