Mais de 150 voluntários e servidores percorreram 8,3 quilômetros de cursos d'água em ação que reforça a prevenção de enchentes e alerta para o descarte irregular de resíduos
![]() |
| Foto/Michele Lamin/Divulgação |
A Prefeitura de Blumenau retirou aproximadamente 3,6 toneladas de resíduos dos ribeirões da cidade durante a Operação Blumenau Unida contra o El Niño, realizada neste sábado (27). Mais de 150 voluntários e servidores municipais participaram da mobilização, que percorreu cerca de 8,3 quilômetros de cursos d'água em dez pontos estratégicos do município.
O volume de material recolhido chamou a atenção e revelou a dimensão do problema causado pelo descarte irregular de lixo nos córregos e ribeirões. A ação teve caráter preventivo, mas também buscou provocar uma reflexão na população sobre a responsabilidade de cada cidadão na preservação dos rios e na redução dos riscos de alagamentos e enchentes.
Um dos momentos que mais chamou a atenção foi a participação do prefeito Delegado Egídio Ferrari, que arregaçou as mangas, entrou nos ribeirões e ajudou pessoalmente na retirada de entulhos. O gesto teve um forte caráter simbólico, demonstrando que a iniciativa foi muito além da limpeza dos cursos d'água.
A mobilização percorreu ribeirões localizados nos bairros Garcia, Progresso, Glória, Ribeirão Fresco, Bom Retiro e Velha, com todas as frentes de trabalho concluídas conforme o planejamento.
Segundo o prefeito, a prevenção depende da participação de toda a sociedade.
"A prevenção é um compromisso de todos. A participação da comunidade, junto com o trabalho das equipes da Prefeitura, demonstra que Blumenau está unida para enfrentar os desafios provocados pelo El Niño. Além da limpeza dos ribeirões, essa mobilização fortalece a conscientização sobre o descarte correto de resíduos e o cuidado com a nossa cidade", afirmou Egídio Ferrari.
O secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Carlos Menestrina, destacou que a retirada dos resíduos melhora o escoamento das águas durante períodos de chuva intensa.
"Cada tonelada de lixo retirada representa menos obstáculos para a passagem da água em períodos de chuva intensa. Essa ação também reforça a importância da prevenção e da participação da população na conservação dos nossos cursos d'água."
Apesar das 3,6 toneladas de materiais retiradas, o principal objetivo da operação foi promover uma grande ação de conscientização. Em um momento de expectativa e preocupação com a possível influência do El Niño sobre o regime de chuvas, a iniciativa buscou mostrar, de forma prática, quanto lixo ainda é descartado indevidamente nos ribeirões e como pequenas atitudes podem aumentar os riscos de enchentes.
A operação integra um conjunto de medidas preventivas adotadas pela Prefeitura de Blumenau. Paralelamente ao mutirão, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesur) mantém os trabalhos de desassoreamento, limpeza de rios, ribeirões e córregos, além da manutenção das estruturas de proteção contra enchentes em diversas regiões da cidade.
A mensagem deixada pela mobilização foi clara: retirar 3,6 toneladas de resíduos em apenas um dia demonstra que a prevenção começa muito antes das chuvas e depende, principalmente, da colaboração da população para manter os cursos d'água livres de lixo.
