Blumenau retira 3,6 toneladas de lixo dos ribeirões em mutirão contra o El Niño

Mais de 150 voluntários e servidores percorreram 8,3 quilômetros de cursos d'água em ação que reforça a prevenção de enchentes e alerta para o descarte irregular de resíduos

Foto/Michele Lamin/Divulgação

A Prefeitura de Blumenau retirou aproximadamente 3,6 toneladas de resíduos dos ribeirões da cidade durante a Operação Blumenau Unida contra o El Niño, realizada neste sábado (27). Mais de 150 voluntários e servidores municipais participaram da mobilização, que percorreu cerca de 8,3 quilômetros de cursos d'água em dez pontos estratégicos do município.

O volume de material recolhido chamou a atenção e revelou a dimensão do problema causado pelo descarte irregular de lixo nos córregos e ribeirões. A ação teve caráter preventivo, mas também buscou provocar uma reflexão na população sobre a responsabilidade de cada cidadão na preservação dos rios e na redução dos riscos de alagamentos e enchentes.

Um dos momentos que mais chamou a atenção foi a participação do prefeito Delegado Egídio Ferrari, que arregaçou as mangas, entrou nos ribeirões e ajudou pessoalmente na retirada de entulhos. O gesto teve um forte caráter simbólico, demonstrando que a iniciativa foi muito além da limpeza dos cursos d'água.

A mobilização percorreu ribeirões localizados nos bairros Garcia, Progresso, Glória, Ribeirão Fresco, Bom Retiro e Velha, com todas as frentes de trabalho concluídas conforme o planejamento.

Segundo o prefeito, a prevenção depende da participação de toda a sociedade.

"A prevenção é um compromisso de todos. A participação da comunidade, junto com o trabalho das equipes da Prefeitura, demonstra que Blumenau está unida para enfrentar os desafios provocados pelo El Niño. Além da limpeza dos ribeirões, essa mobilização fortalece a conscientização sobre o descarte correto de resíduos e o cuidado com a nossa cidade", afirmou Egídio Ferrari.

O secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Carlos Menestrina, destacou que a retirada dos resíduos melhora o escoamento das águas durante períodos de chuva intensa.

"Cada tonelada de lixo retirada representa menos obstáculos para a passagem da água em períodos de chuva intensa. Essa ação também reforça a importância da prevenção e da participação da população na conservação dos nossos cursos d'água."

Apesar das 3,6 toneladas de materiais retiradas, o principal objetivo da operação foi promover uma grande ação de conscientização. Em um momento de expectativa e preocupação com a possível influência do El Niño sobre o regime de chuvas, a iniciativa buscou mostrar, de forma prática, quanto lixo ainda é descartado indevidamente nos ribeirões e como pequenas atitudes podem aumentar os riscos de enchentes.

A operação integra um conjunto de medidas preventivas adotadas pela Prefeitura de Blumenau. Paralelamente ao mutirão, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesur) mantém os trabalhos de desassoreamento, limpeza de rios, ribeirões e córregos, além da manutenção das estruturas de proteção contra enchentes em diversas regiões da cidade.

A mensagem deixada pela mobilização foi clara: retirar 3,6 toneladas de resíduos em apenas um dia demonstra que a prevenção começa muito antes das chuvas e depende, principalmente, da colaboração da população para manter os cursos d'água livres de lixo.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postagem Anterior Próxima Postagem