Espaço histórico passa por revitalização completa e reabre com foco em ciência, educação ambiental e interação com os visitantes
![]() |
| Foto/Michele Lamin/Divulgação |
A cidade de Blumenau celebra nesta quinta-feira (25), às 9h, a reabertura do Museu Fritz Müller, um dos mais importantes patrimônios científicos e culturais do município. Após um amplo processo de revitalização, o espaço inicia uma nova fase, com ambientes renovados e uma proposta que busca aproximar o público do olhar investigativo e da relação com a natureza que marcaram a trajetória do naturalista alemão.
A reabertura representa mais do que a recuperação física do prédio. O novo conceito do museu foi desenvolvido para estimular a curiosidade, o pensamento científico e a conexão com o meio ambiente, por meio de diferentes núcleos de visitação que oferecem experiências complementares de aprendizado e interação.
A proposta transforma o legado de Fritz Müller em uma oportunidade permanente de observação, descoberta e construção de conhecimento, fortalecendo o papel educativo do espaço e ampliando sua relevância para moradores, estudantes e visitantes.
Segundo a Prefeitura de Blumenau, a revitalização teve como objetivo preservar a memória histórica do cientista e, ao mesmo tempo, modernizar a experiência oferecida ao público.
“A reabertura do Museu Fritz Müller é motivo de orgulho para Blumenau. Estamos devolvendo à comunidade um espaço que preserva uma parte fundamental da nossa história e que, ao mesmo tempo, inspira o conhecimento, a ciência e o respeito ao meio ambiente. Mais do que revitalizar um prédio, estamos valorizando o legado de um dos maiores cientistas que viveu em nossa cidade e garantindo que as futuras gerações possam aprender e se conectar com essa importante herança cultural e ambiental”, afirmou o prefeito Delegado Egidio Ferrari.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Robson Tomasoni, também destacou a importância histórica da iniciativa.
“Esse Museu é um patrimônio histórico, científico e cultural de grande relevância. Estamos trazendo Fritz Müller de volta para sua casa, resgatando um legado que ajudou a construir a identidade da nossa cidade e que merece ser conhecido pelas atuais e futuras gerações”, declarou.
Fundado em 17 de junho de 1936, o Museu Fritz Müller mantém, há nove décadas, a missão de aproximar a comunidade da ciência e da História Natural. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma referência na preservação da memória científica e na valorização do patrimônio cultural e ambiental de Blumenau.
Com a reabertura, a população terá a oportunidade de redescobrir um dos espaços mais emblemáticos da cidade e vivenciar de forma mais próxima a contribuição de Fritz Müller, reconhecido internacionalmente por seus estudos e por sua colaboração com as teorias evolucionistas do século XIX.
A iniciativa integra ainda a programação do Junho Verde 2026, reforçando as ações voltadas à conscientização ambiental, à educação e à valorização dos espaços públicos dedicados à preservação da natureza e da história local.
