Polícias civil e militar em parceria com a Abordagem Social da Prefeitura fazem operação para acolher moradores de rua

 

Foto: Arquivo/Divulgação/PM

Abordagem Social faz Operação Acolhida em parceria com as Polícias Militar e Civil

A equipe passou por oito locais na região central da cidade para abordar as pessoas em situação de rua e ofertas os serviços

A Abordagem Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) realizou a Operação Acolhida, uma ação integrada com as polícias Militar e Civil na noite desta quarta-feira, dia 28. A equipe por oito locais da região central da cidade para abordar as pessoas e ofertar os serviços para eles. 

Ao todo 10 pessoas foram abordadas e três aceitaram acolhimento. As situações atendidas neste dia estavam mapeadas pela equipe da Abordagem Social de acordo com as diversas demandas que o município recebe, mas não pode atuar sozinho. 

“É um trabalho difícil e essa ação integrada entre as forças de segurança e nossa equipe da Assistência Social é fundamental. Além de garantir a proteção dos servidores que fazem as abordagens, temos também a possibilidade de identificar possíveis infratores ou situações pendentes com a Justiça. Já deixamos alinhado com a Polícia Militar e a Polícia Civil e esse será apenas o início dos trabalhos em conjunto nas ruas de Blumenau”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Cada órgão presente atuou conforme suas atribuições. A Abordagem Social ofertou os serviços da Assistência Social para os usuários, fazendo o convencimento para que aceitem o acolhimento em abrigo ou os atendimentos do Centro POP, além de ofertar comunidade terapêutica. A Polícia tem o papel de resguardar a equipe da Semudes e atuar nas situações de risco nos territórios.

"Para nós, é importante ter a parceria da Polícia Militar e da Polícia Civil, pois recebemos muitas demandas que vão além do papel da Abordagem Social. Com o auxílio destes órgãos podemos alcançar estes usuários e oferecemos nossos serviços, que buscam resgatar sua autonomia e dignidade das pessoas em situação de rua", comenta a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Morastoni Sasse.

Confira os serviços para a população em situação de rua

A Abordagem Social é o serviço que está nas ruas e faz a busca das pessoas em situação de rua ofertando os outros serviços da Semudes, como abrigos e atendimentos do Centro POP. A equipe atende de segunda a sexta-feira das 5h à 1h e fins de semana das 8h às 20h. 

O abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) tem funcionamento 24 horas e desde o ano passado a Semudes tem convênio com a Associação Família Feliz com 80 vagas de acolhimento em abrigo e casa de passagem da entidade. 

E o Centro POP é o serviço em que o público que não adere ao acolhimento do Amblu é atendido com alimentação, higiene pessoal, atendimento e acompanhamento psicossocial. O Centro POP atende das 7h às 16h e está localizado na Rua Rudolf Roedel, 147, bairro Salto Weissbach.

As equipes técnicas que acompanham os usuários atendidos nos serviços realizam a busca familiar, encaminhamentos para fazer documentação e ainda trabalha com a inserção deles no mundo do trabalho. Além de repassar passagem para que as pessoas pudessem retornar para suas cidades de origem. A Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social também realiza o encaminhamento desses usuários para comunidades terapêuticas. 

A Semudes também reforça a importância da colaboração da comunidade blumenauense em não dar esmolas, e sim acionar os serviços da Prefeitura para que a população em situação de rua receba todos estes atendimentos. Ao encontrar uma pessoa em situação de rua, acione a Abordagem Social pelo telefone 156, opção 2.

OUÇA MAIS DETALHES AQUI COM A SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PATRÍCIA SASSE: 

Ouça "Polícias civil e militar em parceria com a Abordagem Social da Prefeitura fazem operação para acolher moradores de rua" no Spreaker.
José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem