Começa programa permanente de educação para o trânsito nas escolas municipais de Blumenau

Foto: Marcelo Martins

Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), irá implementar nas próximas semanas o Programa Trânsito Seguro nas Escolas, que tem o objetivo de instituir a educação para o trânsito de forma permanente na rotina escolar. A lei que regulamenta a iniciativa foi sancionada nesta quarta-feira, dia 28, pelo prefeito Mário Hildebrandt.

O objetivo é estimular ações de conscientização nas unidades da rede municipal de ensino de forma recorrente. Por meio do programa, professores serão capacitados pela SMTT para desenvolver atividades quinzenais com os alunos de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. “A consciência da responsabilidade que cada um de nós tem no trânsito começa desde cedo. As crianças são pedestres, são ciclistas e, portanto, também fazem parte do trânsito da cidade. Ao aprender desde cedo a ter um comportamento seguro, se tornarão futuros motoristas também mais conscientes. Além de que a criança leva pra casa o que aprende, ajudando a conscientizar toda a família”, observa o prefeito Mário Hildebrandt.

Após a sanção, a SMTT deve iniciar a implementação do novo programa, com distribuição de material didático e a preparação dos professores. “Pretendemos iniciar as ações ainda no mês de março. A Escola Pública de Trânsito e a Guarda Municipal farão a capacitação dos professores e cada criança receberá um kit de apostilas para a realização das atividades”, adianta o secretário Alexandro Fernandes. A cada semestre, as turmas apresentarão um trabalho para toda a escola, abordando temas ligados à segurança no trânsito.

O criador da lei que instituiu o programa de educação de trânsito nas escolas vereador Cesar Campezato dá mais detalhes. OUÇA AQUI:

Ouça "Começa programa permanente de educação para o trânsito nas escolas municipais de Blumenau" no Spreaker.
José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem