Arte: Fala Goes |
Vagas preferenciais para portadores de fibromialgia, implantação no município do cordão de girassol para identificar as pessoas portadoras de deficiência oculta e por último a declaração de utilidade pública a Associação Casa Asilar e Assistencial Pró-Autistas e Semelhantes (ACAAPAS). Essas, por si só, já classificam a atual legislatura da Câmara de Vereadores de Blumenau como a mais inclusiva em toda a sua história.
O projeto sobre os portadores de fibromialgia é de autoria da vereadora Cristiane Loureiro. Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Com o seu projeto, agora lei no município, as pessoas portadoras dessa doença têm o seu drama reduzido quando preciso estacionar seus veículos. Têm vaga preferencial como os idosos e portadores de deficiência.
Já a Lei do cordão do girassol é de autoria do vereador Maurício Goll. Muitas pessoas que encontramos no dia-a-dia têm algum tipo de deficiência, principalmente na área mental, que não se tornam visíveis. Por isso o cordão as identifica.
Por sua vez a declaração de utilidade pública da Associação Casa Asilar e Assistencial Pró-Autistas e Semelhantes (ACAAPAS), teve a iniciativa do vereador e presidente do Legislativo Almir Vieira. Assim as pessoas com deficiência terão amparo, caso percam os seus tutores e cuidadores, em caso de morte.
OUÇA AQUI UM PODCAST COM A VEREADOR CRISTIANE LOUREIRO SOBRE OS SEUS PROJETOS INCLUSIVOS CRIADOS NO SEU MANDATO:
OUÇA AQUI DETALHES DO PROJETO CORDÃO DE GIRASSOL COM O VEREADOR MAURÍCIO GOLL:
Ouça "Inclusão social: sancionada em Blumenau uma lei que vai proporcionar a identificação dos portadores de deficiência oculta" no Spreaker.