![]() |
Foto/Rogério Pires/Divulgação |
Nesta quinta-feira (22), durante audiência na Câmara Municipal de Blumenau, o vereador Diego Nasato (NOVO) confrontou representantes da BRK Ambiental, Samae e Agir sobre o aumento de 15,9% na tarifa de esgoto e as mudanças contratuais estabelecidas no 5º aditivo da concessão do serviço de esgotamento sanitário.
Nasato expôs uma contradição nas falas do diretor de contratos da BRK, Cleber Renato da Silva, que classificou o novo sistema de caminhão limpa fossa com filtro no mesmo nível de eficiência do sistema de tubulação. O vereador questionou: “Se são equivalentes, por que continuar gastando milhões em obras de tubulação?”, deixando o representante da concessionária visivelmente sem resposta.
O 5º aditivo ao contrato estabelece que 60% da cidade será atendida por rede coletora tradicional, enquanto os outros 40% dependerão do sistema de fossa e filtro, com coleta feita por caminhões. A mudança levanta sérias dúvidas sobre a eficácia, os custos e a transparência do modelo, especialmente porque foi implementada sem consulta pública ampla, nem estudos técnicos divulgados.
Diante desse cenário, o vereador Nasato protocolou e é o autor da CPI do Esgoto, juntamente com seu colega de bancada do Partido NOVO, Bruno Win, que já conta com as assinaturas necessárias para ser instaurada na Câmara Municipal. O objetivo é investigar possíveis irregularidades no contrato de concessão, na definição das tarifas e na adoção do novo modelo de saneamento.
Nasato tem feito questão de informar a população por meio de suas redes sociais do andamento dos seus trabalhos no Legislativo. Em vídeo publicado recentemente, ele reforça o compromisso com a fiscalização do dinheiro público e com o acesso a um serviço de saneamento digno, eficiente e justo para todos os blumenauenses.
LOGO APÓS A DISCUSSÃO COM OS REPRESENTANTES DA AGIR E DA BRK NESTA QUINTA-FEIRA (22/05) DIEGO NASATO CONVERSOU SOBRE O TEMA COM A JORNALISTA JAMILE CARDOSO. OUÇA:
Ouça "Autor da CPI do Esgoto, Diego Nasato questiona modelo de saneamento em Blumenau" no Spreaker.