![]() |
Foto/Divulgação |
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio do Banco de Alimentos, recebeu nesta quarta-feira, dia 21, seis toneladas de alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento de Santa Catarina (Conab/SC). Entre os produtos estão verduras, legumes e frutas que serão destinados para os órgãos cadastrados no serviço.
Está previsto ainda a entrega de mais 107 toneladas ao longo do ano, o que representa cerca de R$ 550 mil em alimentos para Blumenau. Estes produtos repassados pela Conab fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
“Estas primeiras seis toneladas que recebemos irão ser distribuídas para 27 entidades. Com certeza fará a diferença para muitas pessoas atendidas na Assistência Social. Para nós é muito importante fazer parte deste programa e poder contribuir com a alimentação de qualidade da comunidade”, comenta o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo.
“Destinando esses alimentos para o Banco de Alimentos sabemos que esse produto vai chegar para os mais vulneráveis. E vale ressaltar que são alimentos de agricultura familiar, ou seja, são alimentos com muita qualidade e nutrição para as pessoas”, explica a superintendente da Conab/SC, Lorena Pierre Almeida.
Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos é um equipamento da Semudes, que tem como principal objetivo o combate à insegurança alimentar e ao desperdício de alimentos. O que é recebido é selecionado e distribuído para órgãos governamentais e não governamentais cadastrados no Banco de Alimentos. E aqueles alimentos que não servem mais para consumo humano também são destinados para descarte animal e aterro sanitário.
Atualmente são 51 órgãos cadastrados no Banco e já receberam em 2025 mais de 74 toneladas de alimentos.