![]() |
Foto/Divulgação |
As obras da nova estação de tratamento de água, a ETA 5, do Samae de Blumenau seguem em ritmo acelerado e aos poucos mudam o cenário da Rua Ari Santerri, no bairro Salto do Norte. Nos últimos dias, essa obra essencial para o sistema de abastecimento de Blumenau avançou mais uma etapa importante: foi definida a empresa que vai executar os trabalhos de captação, adução e bombeamento de água.
Com a proposta de R$ 26.032.479,60, o Consórcio ETA V, formado pelas empresas AGR Engenharia, Enfil S.A. e Calcar Construções Ltda., foi homologado como vencedor. A ordem de serviço foi expedida no último dia 12. Até o final do mês, o canteiro de obras da ETA 5 terá ainda mais movimentação. No momento, técnicos do consórcio e do Samae estão alinhando detalhes do projeto e o plano de trabalho.
Enquanto isso, as obras da ETA 5 têm diversas frentes de trabalho simultâneas, que já atingiram 52% do total. A etapa de terraplanagem está em fase final, enquanto os serviços de drenagem continuam em andamento. As bases das principais estruturas da estação já foram finalizadas, incluindo floculadores, decantadores, filtros, reservatórios de água de retrolavagem, sistema de regularização de vazão e tanques de contato.
Os tanques de maior porte da estação já foram posicionados nas respectivas bases, e estão em andamento as interligações hidráulicas e mecânicas entre eles. Também estão em execução as estruturas dos diques para produtos químicos, a elevatória de água de lavagem, o prédio operacional, a sala de painéis e o edifício dos sopradores.
As próximas etapas previstas incluem urbanização, instalações elétricas, pavimentação, acabamentos, pintura e o fornecimento de alguns acessórios. Faltam ainda a instalação dos instrumentos para dosagem de produtos químicos e dos equipamentos destinados à análise da qualidade da água ao longo do processo de tratamento.
A ETA 5 foi projetada para tratar até 300 litros de água por segundo e vai beneficiar cerca de 150 mil moradores da região Norte de Blumenau. Quando entrar em operação, a estação será responsável por abastecer os bairros Badenfurt, Salto do Norte, Testo Salto, Itoupavazinha, Itoupava Central, Fortaleza Alta e Fidélis.