Governo assina resolução conjunta que cria Central de Vagas para adolescentes em medidas socioeducativas

Foto: Richard Casas / GVG

O Governo do Estado participou da assinatura simbólica da resolução conjunta interinstitucional que trata da criação e regulamentação da Central de Vagas no Poder Público catarinense. A iniciativa é destinada para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação provisória, internação, semiliberdade e internação-sanção.

O ato, realizado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) durante a tarde desta quinta-feira, 22, reuniu a vice-governadora Marilisa Boehm, o Poder Judiciário, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, as secretarias de Estado da Casa Civil, Justiça e Reintegração Social, Segurança Pública, de Assistência Social, da Mulher e Família, e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para a vice-governadora, a data representa muito mais do que uma assinatura de um documento.

“Celebramos um compromisso com a vida, a dignidade e a esperança. Algo que representa muito mais do que um avanço administrativo. É a expressão concreta de um compromisso coletivo. Sob a condução do nosso governador Jorginho Mello, o Governo do Estado tem reafirmado, todos os dias, o seu compromisso com a eficiência da gestão pública e com a humanização das políticas sociais. Sabemos que por trás de números e de cada procedimento, existem vidas, histórias e potenciais que precisam ser respeitados e fortalecidos”, afirmou.

A secretária de Estado da Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, citou que a assinatura da resolução representa mais um passo importante na busca conjunta pela garantia de direitos. O ato também reafirma o compromisso da secretaria “com a transparência e o trabalho em parceria com o Poder Judiciário sempre alinhados às diretrizes do governador Jorginho Mello.”

Para o secretário adjunto da Segurança Pública, Sinval Junior, a criação da Central de Vagas representa um avanço fundamental na gestão do sistema socioeducativo catarinense. “Ao garantir um controle mais transparente, humanizado e eficiente das vagas, damos mais um passo na proteção dos direitos dos adolescentes e no fortalecimento da política de reintegração social. O governador Jorginho Mello está atento a isso e Secretaria de Segurança Pública atua com foco na integração interinstitucional e com a construção de soluções que priorizem a dignidade, a legalidade e a efetividade das ações em todo o Estado”, comentou.

O presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, por sua vez, destacou o trabalho em conjunto dos vários atores envolvidos na consolidação da Central de Vagas. “Esse aqui, sem dúvida nenhuma, é mais um ato de grande importância e representatividade. É uma resolução que mostra uma prática importante nossa, que é a prática de unir esforços para solucionar questões que superam as decisões judiciais”, avaliou.

Gestão e atendimento

A Central de Vagas é o serviço responsável pela gestão e coordenação das vagas nas unidades de internação, semiliberdade e internação provisória do Sistema Estadual Catarinense de atendimento socioeducativo. Por meio dela são regulamentados os procedimentos operacionais, administrativos e judiciais para o ingresso e a transferência de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação provisória, internação, semiliberdade e internação-sanção.

O propósito da Central de Vagas é promover uma gestão eficiente, padronizada e qualificada das vagas disponíveis nas unidades socioeducativas. A determinação é respeitar os limites de capacidade para garantir o ingresso de adolescentes e jovens somente por meio de ordem judicial.

Os objetivos da Central de Vagas também incluem o fortalecimento da socioeducação e a preocupação com a integridade física e mental dos adolescentes, priorizando sua permanência em unidades próximas à residência familiar, além da inclusão deles em programas de Meio Aberto na ausência de vagas em regime de internação ou semiliberdade.

Jornalista Alessandro Bonassoli

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem