Equipe da prefeitura retorna a campo para atendimento à população em situação de rua

 

Foto/Giovanni Silva/Divulgação/PMB

Na manhã desta quarta-feira, dia 21, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio da Abordagem Social, realizou ação com apoio da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT). A equipe passou pela região central e nos bairros Itoupavazinha e Badenfurt.

Cinco pessoas abordadas aceitaram ser encaminhadas ao Centro POP para seguir com os atendimentos. Além deles, também foi realizado atendimento a uma mulher que parou a equipe e pediu ajuda. Ela é moradora de Blumenau e foi encaminhada para a casa da família.

“Blumenau não é uma cidade para se viver nas ruas. Queremos oferecer dignidade para estas pessoas, por meio da estrutura de atendimento, serviços e oportunidades para que elas possam sair dessa situação. Desde o início do ano temos feito ações em parceria com a Polícia e elas continuarão como um reforço para o trabalho já realizado”, afirmou o prefeito Egidio Ferrari.

O secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, reforçou a necessidade da colaboração da população: “Sempre reforçamos para a comunidade acionar a Prefeitura em vez de oferecer esmolas. Assim podemos garantir que essas pessoas tenham acesso aos atendimentos adequados. Para solicitar apoio da Abordagem Social, basta ligar para o telefone 156, opção 2”, explica.

Estrutura de atendimento disponível

A Prefeitura de Blumenau mantém uma série de serviços voltados ao atendimento da população em situação de rua:

Abordagem Social: Atua na identificação e encaminhamento de pessoas para os serviços disponíveis. Atendimento 24 horas pelo telefone 156, opção 2.

Parceria com OSCs Instituto Família Feliz e Instituto Edificando Vidas: Funciona 24 horas, oferecendo acolhimento temporário em abrigos e casa de passagem.

Centro POP: Destinado ao atendimento de pessoas que não aderem ao acolhimento em abrigos, fornecendo alimentação, higiene pessoal e suporte psicossocial. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Rudolf Roedel, 147, Salto Weissbach.

Encaminhamentos e reintegração: as equipes técnicas auxiliam na regularização documental, reinserção no mercado de trabalho e, quando necessário, no retorno à cidade de origem. Há também a possibilidade de encaminhamento para comunidades terapêuticas por meio da Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social.

A Prefeitura segue com ações contínuas para a oferta de serviços destinados à população em situação de vulnerabilidade.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem