Oktoberfest define exclusividade para cervejarias artesanais de Blumenau

Foto/Daniel Zimmermann/Divulgação/PMB

A Prefeitura de Blumenau encaminhou nesta quarta-feira, dia 21, o novo processo para o edital de licitação que selecionará as cervejarias artesanais e microcervejarias que irão comercializar os rótulos durante a Oktoberfest Blumenau. Nesta edição, a participação será exclusiva para empresas sediadas no município, reforçando o posicionamento da cidade como Capital Brasileira da Cerveja.

Com o novo formato, oito pontos de venda estão em disputa: sete deles destinados a cervejarias com capacidade de produção entre 25 mil e 416 mil litros de chope por mês, e um reservado para microcervejarias com produção mensal inferior a 25 mil litros. As cervejarias que ficarem entre as cinco primeiras colocadas, poderão participar de até quatro edições da festa. Já as outras duas cervejarias e a microcervejaria vencedoras participarão de duas edições, fortalecendo o vínculo entre a produção local e o maior evento de cultura alemã das Américas.

O novo modelo foi cadastrado junto ao setor de compras da Prefeitura e, neste momento, segue para a elaboração da minuta e do parecer jurídico. Após essas etapas, será lançado oficialmente ao mercado, seguindo todos os trâmites legais e administrativos previstos.

Vale reforçar que a cervejaria oficial do evento, segue sendo a Spaten, que tem contrato vigente até março de 2029.

O diretor-geral do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther, aproveitou para destacar mais uma novidade. “Uma das mudanças mais significativas deste edital é a possibilidade de cada cervejaria incluir um rótulo convidado no própprio ponto de venda, desde que seja uma cerveja especial ou superespecial produzida dentro do Vale da Cerveja. Essa abertura fortalece a conexão regional, valoriza a diversidade da produção artesanal e enriquece ainda mais a experiência do público”.

O edital completo, com todos os critérios e orientações, está disponível no Portal da Transparência da Prefeitura.

Capital Brasileira da Cerveja

O secretário de Turismo e Lazer, Ulysses Kreutzfeld, afirma que a medida é estratégica e simbólica. “Ao priorizarmos as cervejarias de Blumenau, estamos fortalecendo o título que recebemos em 2017, pela Lei Federal 13.418/2017, de Capital Brasileira da Cerveja. Por isso, essa não é apenas uma marca, mas um reconhecimento da força do nosso setor, da qualidade da produção local e do protagonismo que Blumenau exerce no cenário cervejeiro nacional.”

O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, também destaca os impactos positivos da iniciativa. “Essa iniciativa faz parte de uma estratégia de governo para consolidar e difundir ainda mais a marca de Blumenau como Capital Brasileira da Cerveja. Valorizar o produto local é fortalecer nossa identidade cultural, movimentar a economia e posicionar a cidade com ainda mais força no cenário nacional do turismo e da cultura cervejeira”.

A Oktoberfest Blumenau será de 8 a 26 de outubro e é promovida pela Prefeitura de Blumenau, Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. Para mais informações, acompanhe as redes sociais oficiais do evento.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem