![]() |
Foto/Divulgação |
Na manhã da última quarta-feira, dia 25, Blumenau recebeu representantes dos municípios de Gaspar e Luiz Alves para discutir estratégias conjuntas de conservação do Brachycephalus boticario, conhecido como sapinho-pingo-de-ouro. A espécie mede cerca de dois centímetros, está criticamente ameaçada de extinção e é encontrada apenas no topo do Morro do Cachorro, uma área de floresta localizada no limite entre os três municípios.
A reunião foi realizada na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O secretário Robson Tomasoni recebeu a secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Luiz Alves, Vanessa Maria Corrêa Pacheco e o secretário de Planejamento Territorial de Gaspar, Michael Maiochi, além das equipes técnicas das três prefeituras.
Durante o encontro, foram apresentados estudos, mapas e propostas de ação elaboradas para proteger o habitat da espécie. As equipes discutiram alternativas de cooperação técnica e institucional, com o objetivo de estruturar um plano de ação intermunicipal e buscar recursos por meio de compensações ambientais previstas em lei.
Os gestores destacaram a importância de uma articulação regional para garantir a conservação da espécie e fortalecer o compromisso político com a iniciativa. Como encaminhamento, os participantes acordaram propor uma reunião entre os três prefeitos até meados de agosto, para deliberação conjunta sobre os próximos passos. “Blumenau já deu o primeiro passo, com a oficialização do sapinho-pingo-de-ouro como símbolo municipal – o que dá garantias de preservação a essa espécie. Agora, a ideia é desenvolver ações conjuntas, visto que a região em que ele foi encontrado abrange também os nossos vizinhos”, salienta Tomasoni.
A Semmas também reforçou o compromisso de apoiar tecnicamente os municípios vizinhos.