AGF Centro oferece auriculoterapia gratuita: um toque para ajudar você a vencer o vício do cigarro

Foto/Divulgação

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), oferece a auriculoterapia como tratamento alternativo para quem deseja parar de fumar. A técnica faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais, e pode ser acessado no Ambulatório Geral da Família (AGF) Centro, por meio de agendamento. 

Para buscar pelo programa, basta ir à recepção do AGF e pedir para agendar consulta para o tratamento do tabagismo. Os atendimentos individuais de 30 minutos ocorrem às segundas-feiras, das 13h30 às 15h30, e às sextas-feiras, das 7h30 às 10h30.

O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, diz que o recurso é uma ferramenta valiosa. “Sabemos que parar de fumar é um desafio que vai além da vontade, envolvendo fatores como a ansiedade e o desejo físico pela nicotina. Ao oferecer uma alternativa não medicamentosa, que atua diretamente nesses pontos, damos aos nossos cidadãos mais uma ferramenta para superar o vício e melhorar a qualidade de vida”.

A enfermeira Danielle Monllor diz que a auriculoterapia é uma técnica milenar. “Tratamos inúmeros problemas de saúde, e as Práticas Integrativas e Complementares são excelentes na promoção, prevenção e reabilitação da saúde, além de ser eficaz no auxílio dos transtornos ansiosos e vícios como o tabagismo. A taxa de abstinência dos usuários acompanhados no AGF Centro é mais que o dobro da média nacional, que é de 20%”.

Apesar de não estar institucionalizada como instrumento de tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), a técnica milenar está incluída nas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Ministério da Saúde (MS).

O Ambulatório Geral da Família (AGF Centro) Heinz Schrader fica na Rua República Argentina, 2.077, bairro Ponta Aguda.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem