![]() |
Foto/Daniel Zimermann/Divulgação |
A Prefeitura de Blumenau deu o pontapé inicial ao Censo Pet, iniciativa que vai trazer um retrato mais preciso da população de animais domésticos no município. A ação é realizada em conjunto pelas Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Promoção da Saúde (Semus), com apoio das agentes comunitárias, que já começaram a coletar dados durante as visitas de rotina às residências.
Até agora, 158 famílias foram cadastradas em 16 bairros. Os dados irão para o Sistema Pronto, que concentra informações como número de animais em casa, se estão castrados, vacinados e outras condições importantes para o cuidado com os pets.
Com as informações em mãos, a Prefeitura poderá planejar melhor as ações voltadas ao bem-estar animal. “A partir desse levantamento, poderemos organizar campanhas de castração, vacinação, microchipagem e reforçar a conscientização sobre a guarda responsável nas comunidades que mais precisam”, explica o prefeito Egidio Ferrari.
Segundo o diretor de Bem-Estar Animal, Carlos Sansão, a expectativa é de que, em até seis meses, o município tenha dados suficientes para direcionar ações. “Com base nesse mapeamento, vamos identificar as regiões com maior demanda e fazer a busca ativa dos animais que mais precisam de atendimento”, reforça.
O secretário Robson Tomasoni acrescenta que o Censo Pet é mais um dos projetos iniciados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para fortalecer a proteção e o bem-estar animal em Blumenau. “Ao conhecermos melhor a realidade das comunidades, poderemos desenvolver ferramentas mais eficientes para a proteção aos animais e qualidade de vida à população como um todo”.