Solidariedade em números: 58 instituições e 4,3 mil pessoas beneficiadas pelo Banco de Alimentos

Foto/Michele Lamin/Divulgação

A Prefeitura de Blumenau, por meio do Banco de Alimentos, destinou 128 toneladas de alimentos para pessoas atendidas pela Política de Assistência Social em serviços governamentais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Os números são dos primeiros seis meses de 2025 e mostram ainda que 58 instituições foram beneficiadas, abrangendo cerca de 4.300 pessoas por mês.

O Banco de Alimentos é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), que tem como objetivo o combate ao desperdício de alimentos. Frutas, verduras e legumes recebidos são selecionados e distribuídos para entidades socioassistenciais governamentais e não governamentais do município que estejam cadastradas no serviço. Além disso, os alimentos recebidos pelo serviço que não estão mais próprios para o consumo humano são destinados à sustentabilidade, ou seja, são aproveitados para alimentação de animais e uma pequena parte vai para o aterro sanitário.

Destas 128 toneladas de alimentos, 93,2 toneladas são provenientes do Ceasa, 24,7 toneladas vieram do Programa de Aquisição de Alimentos e 10 toneladas de doações de campanhas, eventos beneficentes e apreensões. Para criadores de animais foram destinadas 453 toneladas e para o aterro foram 29 toneladas. 

"O Banco de Alimentos é um equipamento imprescindível para agregar na alimentação das crianças, idosos e famílias atendidas e ainda evitar o desperdício de alimentos. É importante destacar que, ao fazer a doação diretamente para o Banco de Alimentos, é garantido que será feita a distribuição adequada desses alimentos para quem mais precisa”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo.

O Banco de Alimentos recebe doações de alimentos durante todo o ano, seja por empresas ou pessoas físicas. O serviço está localizado na Rua Engenheiro Udo Deeke, 1.650, bairro Salto do Norte, anexo ao Ceasa. O contato é pelo telefone 3381-6128.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem