Clamor na Câmara: CVV e Psicólogos juntos na luta contra o suicídio em Blumenau

Foto/Rogério Pires

Na segunda reunião de trabalho da Comissão Legislativa Temporária Especial para Discussão sobre Política Pública de Saúde Mental da Câmara de Blumenau, na manhã desta quinta-feira (17), o tema central do debate foram as políticas preventivas de defesa da vida. Por isso, na lista de convidados havia profissionais que atuam no Centro de Valorização da Vida (CVV), que funciona como um pronto-socorro emocional.

A comissão é presidida pelo vereador Bruno Cunha (Cidadania) e composta ainda por Cristiane Loureiro (Podemos) como vice-presidente; Bruno Win (NOVO) como relator; Marcelo Lanzarin (Progressistas) e Silmara Miguel (PSD) como membros. Além dos parlamentares, participaram do encontro as voluntárias do CVV Zita Darugna e Judite Hennemann Bertoncini; assim como a psicóloga Adriana Lobo Müller – especialista em saúde mental coletiva.

Ainda no sentido de contribuir para o debate, também compareceram à reunião o psicólogo Carlos Machado, do núcleo de saúde mental da ACIB; e um dos idealizadores do Movimento Janeiro Branco em Blumenau, Franklin Fischer. A pauta da reunião girou em torno da realidade atual dos atendimentos prestados na área de saúde mental na cidade, especialmente na prevenção ao suicídio e no apoio emocional gratuito.

Trabalho voluntário que salva vidas

Como porta-voz do CVV, Zita apresentou um histórico sobre a atuação da entidade em Blumenau. São 40 anos de trabalho na cidade. “O CVV surgiu por conta da necessidade que as pessoas tinham de conversar, de falar sem julgamentos, sem críticas, de forma anônima e sigilosa, em um ambiente acolhedor”, declarou. 

Hoje, são 35 voluntários que atuam na cidade, sem nenhuma ajuda financeira do poder público. O CVV oferece atendimento 24 horas por dia pelo telefone emergencial 188. Há ainda opção de contato via chat, e-mail ou carta. De 4 a 7 de agosto, a entidade vai promover um novo curso para capacitar voluntários na região do Vale. Inscrições pelo site: cvv.org.br.

Desafios

Durante a reunião, foi consenso que o tema do suicídio ainda é cercado por tabus e, muitas vezes, evitado ou até mesmo proibido em determinados espaços. No entanto, os participantes reforçaram a importância de enfrentar o assunto com seriedade para salvar vidas.

Os profissionais relataram um aumento preocupante de casos de crianças com crises de pânico e ansiedade, o que evidencia a urgência de desenvolver ações preventivas nas escolas, envolvendo estudantes, famílias e equipes pedagógicas.

Diante desse cenário, a comissão definiu que a próxima reunião terá como foco a ansiedade e o estresse entre crianças e jovens, com a participação de representantes das Secretarias de Saúde e de Educação, que serão oficialmente convidados. A data e o horário do encontro ainda serão definidos.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem