Abastecimento afetado: ETA 2 do Samae passa por obras partir desta sexta (18/07)

Foto/Divulgação

O Samae de Blumenau informa que a Estação de Tratamento de Água localizada no bairro do Salto, a ETA 2, passará por importante obra a partir desta sexta-feira. Ela se estenderá até o dia 24 de Jullho.

Ao longo destes dias, será feita a quarta e última etapa de instalação de um novo sistema de decantação. Serão instalados conjuntos com equipamentos mais modernos, que aceleram o processo e aumentam a capacidade da estação. A escolha pela data se deu para coincidir com as férias escolares, quando o consumo de água é menor.

Esta é a quarta etapa da obra. As duas primeiras ocorreram em 2024, com a instalação do novo sistema nos tanques da Ala Sul. A terceira etapa ocorreu este ano, em meio ao Carnaval. Agora, quando esta etapa for concluída, a estrutura deve parar menos vezes para a limpeza dos filtros e aumentará a capacidade total da ETA 2. Serão cerca de 40 litros por segundo a mais, equivalente à produção da ETA 1, que fica no bairro Victor Konder. O investimento nas quatro etapas é de R$ 4 milhões.

Responsável por 70% do sistema de abastecimento de água tratada de Blumenau, a ETA 2 terá a capacidade de produção reduzida neste período, que pode gerar alguns impactos no abastecimento.

Ações para minimizar impactos

Para minimizar os impactos no sistema de abastecimento durante todo o período das obras, o Samae fará duas ações. A primeira delas é o uso de caminhões-pipa para abastecer os reservatórios que integram o sistema e ficam em locais distantes da estação.

As unidades de educação, saúde e segurança terão prioridade no esquema de abastecimento com estes veículos durante este período. Os dirigentes destas unidades têm um canal direto de contato com o Samae para solicitar o envio dos caminhões-pipa. O número do WhatsApp é o mesmo que foi divulgado para as direções durante as etapas anteriores. Dúvidas ou problemas podem ser relatados pelo telefone 115 ou em mensagem de WhatsApp pelo (47) 99997-1621.

A segunda medida é a instalação de reservatórios com capacidade de 20 mil litros em pontos estratégicos. Essas estruturas ficarão à disposição da população, que pode retirar a água de maneira livre e gratuita.

Confira a seguir os pontos que terão os reservatórios:

- Rua Hermann Kratz, 1.516, no bairro Velha Grande

- Rua Dr. Pedro Zimmermann, em frente à Escola Nº 1, no bairro Itoupava Central

- Rua Francisco Vahldieck, 3.635, no bairro Fortaleza. Neste ponto, os moradores podem retirar a água na estrutura que já existe instalada no local.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem