Câmara de Blumenau aprova projeto que protege crianças da apologia ao crime em shows

Foto/Rogério Pires/Divulgação

A Câmara Municipal de Blumenau aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira (17) o Projeto de Lei 9137/2025, de autoria do vereador Flávio Linhares – Flavinho (PL), que proíbe a administração pública municipal de contratar shows, artistas e eventos abertos ao público infantojuvenil que promovam apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas. A proposta foi aprovada com a emenda supressiva nº 1 incorporada.

A nova legislação determina que qualquer contrato firmado pela prefeitura para eventos acessíveis a crianças e adolescentes deverá conter cláusula que impeça a manifestação artística de apologia ao crime ou ao uso de entorpecentes. O texto prevê sanções para o descumprimento, que vão desde advertência formal até rescisão contratual e impedimento de novas contratações por até três anos. Os valores arrecadados com multas serão destinados a programas de proteção à infância e juventude.

Ao defender a proposta em plenário, o vereador Flavinho exibiu um vídeo com crianças entoando letras que exaltavam criminosos. “É isso que quero combater: o acesso de crianças a músicas e artistas que fazem apologia ao crime. Isso não é cultura. Apologia ao crime não é cultura. E usar dinheiro público para promover esse tipo de evento é inadmissível. Estamos mandando um recado claro: em Blumenau, o crime não terá voz, especialmente diante das nossas crianças”, afirmou o parlamentar.

O projeto recebeu apoio unânime dos colegas, que ressaltaram a gravidade do tema. O vereador Bruno Win declarou que o projeto representa a necessidade de “escrever o óbvio” ao vedar o uso de recursos públicos para fomentar práticas criminosas. Já a vereadora Silmara Miguel destacou a influência negativa de artistas que ostentam um estilo de vida associado ao crime: “Hoje, a incitação ao crime começa com rimas nos fones de ouvido. Nossas crianças estão crescendo sob essa influência e precisamos dar um basta”.

A proposta ainda precisa ser votada em redação final na Casa para então seguir para sanção do prefeito.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem