![]() |
Foto/Denner Ovidio |
A Câmara de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (1º), uma sessão solene para entrega de moções de louvor e de título de Cidadão Blumenauense, no Plenário da Casa.
O Poder Legislativo fez a entrega de quatro homenagens às personalidades que se destacam pelo trabalho realizado em favor do município. Estiveram presentes os vereadores Jean Volpato (PT), que presidiu a solenidade; Professor Gilson de Souza (União Brasil) e Marcelo Lanzarin (PP). Além dos homenageados, seus familiares, amigos e demais convidados.
Professor Gilson concedeu o título de Cidadão Blumenauense ao advogado Guilherme Simões de Barros, com destacada atuação nas áreas do Direito Empresarial, do Consumidor e Médico, ex-vice-presidente da OAB Blumenau e membro do COPLAN. Ele também se dedica a causas sociais e à valorização da cultura local.
O Clube de Mães Guerreiras do Patch foi o segundo homenageado da noite, em virtude dos excelentes trabalhos realizados junto à comunidade do bairro Progresso. O Clube foi fundado em 2015 e reúne as mulheres, todas terças e quintas-feiras das 14h30 às 17h, na Intendência do Garcia. Volpato fez a entrega para a coordenadora do Clube, Lucilia Maria Stahelin.
Volpato também homenageou com moção de louvor o professor de Sociologia e diretor da Escola de Educação Básica Santos Dumont, Sérgio Hoffmann, pelos relevantes serviços prestados à comunidade escolar do bairro Garcia. São 29 anos como professor efetivo de Sociologia na rede pública estadual de ensino de Santa Catarina. Desde janeiro de 2024, está na direção da Escola de Educação Básica Santos Dumont, no bairro Garcia, escola na qual se formou no Ensino Médio e lecionou em 2012 e 2013.
Por fim, Lanzarin entregou moção de louvor à senhora Liete Poerner Broering, pelos relevantes trabalhos sociais e filantrópicos no município. Aos 15 anos, aluna do Colégio Sagrada Família, começou a ministrar catequese e percebeu as dificuldades de adultos não alfabetizados na comunidade da Rua Araranguá. Eliete iniciou, juntamente com outros, um movimento chamado de “Cruzada de Alfabetização para Adultos”, e que serviu como uma referência, sendo reconhecido pela União Nacional dos Estudantes.
Liete lecionou por anos no Colégio Sagrada Família e também atuou na Escola Dr. Max Tavares D’Amaral. Também atuou na Unidade de Coordenadoria Regional de Educação e como assessora na Secretaria de Educação. Ainda ajudou a fundar o PAROBEM, com o objetivo de acolher crianças em situação de rua. Também foi conselheira tutelar. Além disso, atuou na política-partidária e na Câmara de Vereadores de Blumenau foi coordenadora do Programa Vereador Mirim de Blumenau, que é referência no Estado e no Brasil.