![]() |
Foto/Bruno Spada | Câmara dos Deputados/Divulgação |
O evento reuniu representantes de legislativos municipais e estaduais de todo o país para debater os próximos passos da comunicação pública, com foco na expansão da Rede Legislativa e na implementação da TV 3.0. Santa Catarina também esteve representada pelas Câmaras de Itajaí e Balneário Camboriú, além da Assembleia Legislativa (ALESC).
Com uma programação voltada à inovação tecnológica, o encontro abordou temas como a personalização de conteúdo, a evolução das transmissões digitais e o uso da inteligência artificial na comunicação legislativa. Os participantes também conheceram os procedimentos para adesão ao Programa Brasil Digital, que visa financiar a modernização das emissoras públicas em todo o país.
A diretora da Câmara de Blumenau destacou a importância do evento para o aprimoramento das práticas de comunicação no legislativo municipal. “Nossa participação neste encontro foi muito valiosa, pois a comunicação está em constante evolução. E é muito importante a gente saber o que está por vir, como a televisão 3.0, por exemplo. A TVL Blumenau foi pioneira em Santa Catarina e queremos manter a qualidade da emissora. Além de aprimorar todas as formas de comunicação da Câmara com a comunidade”, afirmou Jamille.
A Rede Legislativa de Rádio e TV, criada para compartilhar canais e infraestrutura entre as casas legislativas, atualmente opera 1.618 estações de TV e 25 de rádio, com alcance estimado em 128 milhões de pessoas. O modelo permite a redução de custos e maior capilaridade da comunicação pública, aproximando o parlamento da população.
Durante o encontro, também foram discutidos os avanços necessários para a implantação da TV 3.0, que promete transformar a experiência de consumo de conteúdo com mais qualidade de imagem, interatividade e personalização. A expectativa é que testes funcionais da nova tecnologia sejam apresentados ainda este ano, durante a SET Expo 2025, em agosto.