Moradores de rua recebem atendimento nas regiões central e norte da cidade

Foto/Giovanni Silva/Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, dia 16, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio da Abordagem Social, realizou ação com apoio da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT). A equipe passou nos bairros Itoupava Seca, Itoupava Norte e Itoupavazinha e pela região central.

Quatro pessoas abordadas aceitaram ser encaminhadas ao Centro POP para seguir com os atendimentos, e, caso tenham interesse, podem ser encaminhadas para abrigos, comunidades terapêuticas, entre outros. 

“Queremos oferecer dignidade para estas pessoas, por meio da estrutura de atendimento, serviços e oportunidades para que elas possam sair dessa situação. Blumenau não é uma cidade para se viver nas ruas”, afirma o prefeito Egidio Ferrari.

O secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, reforçou a necessidade da colaboração da população: “Sempre reforçamos para a comunidade acionar a Prefeitura em vez de oferecer esmolas. Assim podemos garantir que essas pessoas tenham acesso aos atendimentos adequados. Para solicitar apoio da Abordagem Social, basta ligar para o telefone 156, opção 2”, explica.

Estrutura de atendimento disponível

A Prefeitura de Blumenau mantém uma série de serviços voltados ao atendimento da população em situação de rua:

Abordagem Social: Atua na identificação e encaminhamento de pessoas para os serviços disponíveis. Atendimento 24 horas pelo telefone 156, opção 2.

Parceria com OSCs Instituto Família Feliz e Instituto Edificando Vidas: Funciona 24 horas, oferecendo acolhimento temporário em abrigos e casas de passagem.

Centro POP: Destinado ao atendimento de pessoas que não aderem ao acolhimento em abrigos, fornecendo alimentação, higiene pessoal e suporte psicossocial. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Rudolf Roedel, 147, Salto Weissbach.

Encaminhamentos e reintegração: As equipes técnicas auxiliam na regularização documental, reinserção no mercado de trabalho e, quando necessário, no retorno à cidade de origem. Há também a possibilidade de encaminhamento para comunidades terapêuticas por meio da Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social.

A Prefeitura segue com ações contínuas para a oferta de serviços destinados à população em situação de vulnerabilidade.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem