![]() |
Foto/Michele Lamin/Divulgação |
Uma cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira, dia 24, marcou a formatura da terceira turma de informática básica para pessoas com deficiência. Promovida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) e em parceria com a UniSociesc, a iniciativa tem como objetivo qualificar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho com ênfase na inclusão digital.
Ao todo, 11 pessoas se formaram na terceira turma do curso. Com idade entre 15 e 60 anos, elas possuem deficiências física, auditiva e visual e transtorno de espectro autista (TEA).
“A inclusão acontece quando oferecemos oportunidades reais para todos. Essa formatura representa mais que um curso: é o início de uma nova jornada para cada um dos formandos. Qualificar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho é promover a independência, a autoestima e a dignidade”, destaca a secretária da Seidep, Bruna Daniel.
Os alunos participaram de 15 encontros presenciais, realizados semanalmente no laboratório de informática da UniSociesc, na Rua Pandiá Calógeras, 272, bairro Jardim Blumenau. Para garantir o certificado de conclusão de curso, os participantes tiveram que atingir um percentual de presença e apresentarem comprometimento nas atividades realizadas durante as aulas.
Curso de informática intermediária
Durante a cerimônia, foi anunciada a abertura da primeira turma de informática intermediária para pessoas com deficiência. As aulas, que também serão realizadas por meio da parceria com a UniSociesc, acontecerão ainda no segundo semestre de 2025. Já as inscrições para a quarta turma de informática básica devem ser abertas no primeiro semestre de 2026.