Trump confirma aplicação de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Foto/Vosmar Rosa/MPOR/Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, confirmou, na tarde desta quarta-feira (30), a aplicação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que começa a valer a partir do dia 6 agosto. A lista exclui da sobretaxa itens como suco de laranja, castanhas, minério de ferro, aço, carvão, petróleo e derivados, madeira, papel, peças e aeronaves.

Trump vem defendendo a versão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores de que haveria perseguição e censura no país, o que configuraria um suposto "abuso dos direitos humanos”. O presidente dos Estados Unidos afirma ainda que está protegendo as empresas norte-americanas de uma suposta censura ilegal. Isso porque o Judiciário brasileiro decidiu pela responsabilização de empresas de tecnologia na moderação de fake news nas redes sociais. 

Donald Trump também acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de abuso de autoridade e de intimidar seus oponentes, em coordenação com outras autoridades e membros da Corte. Mais cedo, o governo dos Estados Unidos anunciou novas sanções contra Moraes.

Presidente Lula defende soberania do Brasil

Em entrevista ao jornal The New York Times, nesta quarta-feira, o presidente Lula defendeu a soberania do Brasil e afirmou que o país conta com três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Lula ressaltou que Jair Bolsonaro deve julgado sem interferência política:

“Aqui no Brasil, a justiça é independente do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Primeiro, porque o Brasil tem uma Constituição, e esse presidente está sendo julgado pela Suprema Corte brasileira com total direito de defesa, porque as acusações não são feitas pelo governo. As acusações são feitas pelas delações de amigos, generais e coronéis de dentro do governo Bolsonaro, e a acusação é feita pela Procuradoria-Geral da República, que tem total autonomia.”

O presidente Lula está em reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin e demais membros do governo para discutir o tarifaço de Trump. O Brasil deve divulgar medidas de reciprocidade e de apoio para exportadores.

Edição:

Fabiana Sampaio / Rafael Guimarães/Agência Brasil

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem