Câmara de Blumenau aprova investigação sobre gratificação de servidor público em meio a denúncias

Foto/Rogério Pires/Divulgação

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (5), a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou dois requerimentos, de autoria do presidente do Legislativo Ailton de Souza-Ito (PL). O de nº 1843/2025, solicita informações ao poder Executivo, a respeito da atuação de um servidor lotado na Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (SEURB) e a concessão de gratificação funcional.

O requerimento tem como base informações veiculadas na imprensa local e busca esclarecer:

Quem solicitou e autorizou a lotação do servidor na SEURB e a concessão da gratificação de 100%;

Quais as atribuições formalmente designadas ao servidor e como foi realizado o controle de frequência e produtividade durante o período em que esteve lotado no setor;

Se houve a instauração de procedimento administrativo para apurar eventuais faltas ao trabalho. Em caso positivo, o número do processo e sua situação atual. Em caso negativo, justificativa para a ausência de providências;

Se a gratificação foi mantida mesmo após o surgimento das denúncias e qual o fundamento utilizado para sua continuidade;

E se há apuração em curso para possível responsabilização e ressarcimento ao erário, caso sejam confirmadas irregularidades.

 O documento também questiona se a Prefeitura pretende revisar os critérios de nomeação, lotação e acompanhamento de cargos comissionados e funções gratificadas, como forma de aprimorar o controle sobre o exercício efetivo das funções públicas.

O parlamentar ainda apresentou o requerimento nº1835/2025, convoca o Secretário Municipal da SEURB, Daniel Hostin, para comparecer ao plenário da Câmara e esclarecer possíveis irregularidades no Edital nº 55/2025, referente ao Processo Licitatório nº 349/2025, que foi suspenso por decisão do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). O Executivo deverá responder dentro dos prazos legais, e o secretário da SEURB será convocado formalmente para prestar os esclarecimentos.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem