Vereadores mirins debatem saúde mental e locomoção de deficientes físicos

Foto/Rogério Pires/Divulgação

A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (8), a 12ª sessão ordinária da legislatura 2025. A reunião, que aconteceu no Plenário, foi conduzida pela vice-presidente mirim Caroline Maisa Linke, da Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann, e contou com a presença do vereador Flávio Linhares - Flavinho (PL), que utilizou a tribuna no fim da sessão no Momento da Presidência.

O vereador Flavinho expressou a satisfação de poder acompanhar as atividades da Câmara Mirim. Apontou que os estudantes são lideranças natas, que representam as escolas e têm a responsabilidade para com a comunidade escolar. Disse que pôde acompanhar as demandas e se colocou à disposição, como líder do Governo na Câmara de Vereadores, para auxiliar na busca por respostas e no atendimento dessas reivindicações.

Por fim, também repercutiu os assuntos trazidos pelos jovens parlamentares na tribuna, como o etarismo, apontando que os jovens também podem sofrer com este preconceito por conta de a sociedade achar que não são capazes. “Vocês são lideranças natas que chegaram até aqui por meio do voto e isso tem o mérito, mas também tem as suas responsabilidades”, afirmou, aconselhando os parlamentares mirins a buscarem as informações e o conhecimento e não aceitarem passivamente todas as informações que chegam até eles. 

Pronunciamentos

Antes da votação, os parlamentares mirins trouxeram diversos temas de interesse da sociedade para a tribuna.

As vereadoras mirins Alice Garcia Heringer e Amabily Trindade Padilha abordaram sobre o Movimento Setembro Amarelo, uma campanha que chama atenção para a saúde mental e para a prevenção do suicídio. Lembrou-se que o dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, reforçando a importância de debater sobre esse tema e sobre a importância do cuidado com a mente.

Outro assunto abordado durante a reunião foi a falta de acessibilidade para as pessoas com dificuldade de locomoção e com deficiência em calçadas, banheiros públicos, transporte coletivo e outros locais públicos em Blumenau. O parlamentar mirim Bernardo Arthur Cardoso trouxe essa preocupação para a tribuna, cobrando a manutenção de calçadas, a instalação de rampas e outras formas de acesso para que todas as pessoas possam viver a cidade plenamente.

O estudante Guilherme Henrique Pietrzacka Maria trouxe em sua fala uma reflexão sobre o etarismo e o capacitismo. Explicou que o primeiro se refere ao preconceito com base na idade e o segundo se refere a exclusão e inferiorização de pessoas com deficiência. Apontou que ambos têm em comum a ideia de que certos corpos ou fases da vida são menos capazes, produtivos ou valiosos. Reforçou a necessidade da criação de políticas públicas que assegurem a acessibilidade, a participação e os cuidados adequados, mas também enfatizou a necessidade de uma mudança cultural profunda que promova o respeito à diversidade de corpos, de idades e de formas de existir.

Votação

Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins fizeram a discussão e votação dos Requerimentos Nºs 68 e 69 de 2025 e da Moção Nº7/2025. Ambos os requerimentos foram aprovados e serão encaminhados ao Executivo municipal ou demais órgãos competentes e a moção será entregue ao destinatário.

Um dos requerimentos aprovados, de autoria da vereadora mirim Milena Cristine dos Santos Becchi, faz pedido de providências no sentido de fazer reparos no telhado da EBM Gen. Lúcio Esteves. “Este requerimento se faz necessário, pois diversas salas na minha escola estão com goteiras e problemas no telhado, o que têm causado problemas para os alunos e os professores durante as atividades escolares, além de oferecer grandes riscos e danos aos alunos”, explicou a vereadora mirim na tribuna, lembrando que o pedido para o conserto já foi feito no mês de fevereiro e está no aguardo da resposta.

Já o outro documento, de autoria do vereador mirim Rodrigo Brandão Rocha, pede esclarecimentos sobre a demora da reforma da E.B.M.B Patrícia Helena Finardi Pegorim. Disse que recebeu a demanda de alunos desta escola que o procuraram para saber sobre a obra que está em atraso, apontando que foi por falta de pagamento para empresa responsável pela obra. “Venho através deste requerimento obter informações sobre o porquê desse atraso e a falta de pagamento pelo órgão responsável”, justificou.

Por fim, também foi aprovada a moção de congratulações, de autoria da vereadora mirim Alice Garcia Heringer, ao Colégio Sagrada Família, pelos seus 130 anos de fundação e relevantes serviços prestados no âmbito da educação no município de Blumenau. “Essa moção é para agradecer tudo que esse colégio tem de importante e como transforma a vida dos alunos”, justificou a estudante.

Próxima reunião

A próxima reunião mirim será solene em Homenagem à 25ª Legislatura Mirim. A sessão será realizada no dia 17 de setembro, às 14 horas, no Auditório do Colégio Sagrada Família.

Proposições aprovadas

Requerimento 68/2025: “O(A) Vereador(a) Mirim Milena Cristine dos Santos Becchi REQUER à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de fazer reparos no telhado da EBM Gen. Lúcio Esteves”.

Requerimento 69/2025: “O(A) Vereador(a) Mirim Rodrigo Brandão Rocha REQUER à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de Esclarecimentos sobre a demora da reforma da escola E.B.M.B Patrícia Helena Finardi Pegorim”.

Moção 7/2025: “O(A) Vereador(a) Mirim Alice Garcia Heringer REQUER à Mesa Diretora Mirim, após ouvido o Plenário, moção de congratulações, com expedição de diploma, ao(à) Colégio Sagrada Família, pelos seus 130 anos de fundação e relevantes serviços prestados no âmbito da educação no município de Blumenau”.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem